Exibida entre 1987 e 1988, a obra foi inspirada no romance ‘Chamas e Cinzas’, de Carolina Nabuco, e tem como pano de fundo conflitos cariocas dos anos 1950. Susana Vieira em ‘Bambolê’, em 1987
Nelson Di Rago/Acervo Globo
“Bambolê” estreia no catálogo do Globoplay, nesta segunda-feira (17). Dirigida por Wolf Maya, a novela foi exibida originalmente entre 1987 e 1988, na faixa das 18h.
A seguir, o g1 traz curiosidades dos bastidores e as principais informações da obra, a partir de dados do site Memória Globo.
Com roteiro de Daniel Más e colaboração de Ana Maria Moretzsohn, “Bambolê” foi inspirada no romance “Chamas e Cinzas”, de Carolina Nabuco, e tem como pano de fundo os conflitos sociais do Rio de Janeiro dos anos 1950.
Na trama, Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo) tem uma ótima relação com as três filhas, mas frequentemente recebe críticas da cunhada Fausta (Joana Fomm) pela maneira que as educa. Arrogante e calculista, ela sonha com bons casamentos para as sobrinhas, o que seria a garantia de um futuro tranquilo.
Sandra Bréa em ‘Bambolê’, em 1987
Nelson Di Rago/Acervo Globo
As desavenças entre os dois pioram quando Álvaro começa a se envolver com Marta (Susana Vieira), uma mulher desquitada e mãe de dois filhos, Murilo (Maurício Mattar) e Tavinho (Felipe Fonseca).
“’Bambolê’ era uma comédia, ela foi regida ao bom humor. Tinha a Susana [Vieira], que é muito bem-humorada, quase uma agitadora cultural. A Sandra [Bréa], Maurício Mattar, meu amigo, também trabalhava comigo. O Cláudio Marzo, grande ator, e por aí vai”, disse Wolf Maya, em 2005.
Bambolê (1987)
Curiosidades
Segundo o autor, o título ‘Bambolê’ era uma referência ao brinquedo, muito em moda na época, mas também traduzia bem o jogo de cintura do protagonista da história, Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo).
A produção de ‘Bambolê’ reproduziu um quarteirão antigo de Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, na cidade cenográfica de Guaratiba, na Zona Oeste.
A figurinista Helena Brício destaca que o estilo dos anos 1960 inspirou o trabalho de caracterização dos personagens.
A equipe de produção da novela teve o cuidado de reproduzir as embalagens dos produtos de beleza da época, já que a personagem Marta era vendedora de cosméticos. Os acessórios dos cenários, assim como os figurinos e os carros de época, também retratavam com perfeição o glamour do final da década de 1950 e a década de 1960.
Primeira novela de Guilherme Leme, Denise Fraga e Cláudia Lira na TV Globo.
Bambolê (1987)
‘Bambolê’ estreia no Globoplay; relembre novela de Wolf Maia estrelada por Susana Vieira
Adicionar aos favoritos o Link permanente.