Fundador do Teatro Oficina morreu aos 86 anos nesta quinta-feira (6). Atriz afirmou que Zé estava adaptando ‘A Queda do Céu’, de Davi Kopenawa. “Ele deu tanto pra gente, o mínimo é fazer daquele teatro o templo do Zé?”, diz Júlia Lemmertz sobre Zé Celso Martinez
Em um depoimento emocionado à GloboNews, a atriz Júlia Lemmertz disse que Zé Celso ia começar a ensaiar uma nova peça em agosto.
O dramaturgo, ator e diretor do Teatro Oficina morreu aos 86 anos, em São Paulo, nesta quinta-feira (6), após sofrer graves queimaduras em um incêndio em seu apartamento.
“Ele estava adaptando ‘A Queda do Céu’, de Davi Kopenawa. Ia começar a ensaiar agora em agosto, ele estava cheio de vida, cheio de energia”, afirmou a atriz. Veja no vídeo acima.
Zé Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina em São Paulo, em imagem de março de 2017
Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo/Arquivo
“É um espanto. A gente fica espantado, desnorteado, mas, ao mesmo tempo, ele deu tanto para a gente. O que a gente vai fazer com isso agora?”.
“O mínimo é a gente conseguir aquele parque do Bixiga, fazer daquele Teatro Oficina realmente o templo do Zé e de todos nós, um lugar de muita força, muito encontro. A gente tem que manter essa chama dele, que não à toa ele ardeu até o fim”.
“Ele não merecia ir embora assim, desse jeito tão cruel, mas assim é a vida, a vida não faz o menor sentido. Não acabou, o que ele tem e o que ele nos deixa é infinito”, concluiu aos prantos.
PERFIL: Zé Celso fez história à frente do Teatro Oficina ao explorar teatro político e sensorial
FOTOS: Reveja trajetória em imagens
VÍDEOS: Relembre carreira
Figura fundamental do teatro brasileiro, Zé era muito querido entre a classe artística e os admiradores do Teatro Oficina, companhia que fundou em 1958.
“Nossa fênix acaba de partir pra morada do sol, amor de muito, amor sempre”, diz o post do Teatro Oficina ao anunciar a morte do diretor.
“O teatro chora”, “legado imenso”, “infinito”: o que dizem os artistas sobre dramaturgo.
Zé Celso morre aos 86 anos; relembre a carreira do dramaturgo
VÍDEOS: Relembre trajetória de Zé Celso