
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização do creme dental da Colgate Clean Mint em todo o Brasil, após diversos relatos efeitos alérgicos em consumidores. A determinação foi publicação no Diário Oficial nesta quinta-feira (27).

Anvisa proíbe a venda do creme dental no Brasil – Foto: Divulgação/Colgate/ND
Segunda a Anvisa, foram oito notificações registradas, envolvendo 13 reações alérgicos relacionados ao uso do creme dental. Entre os principais sintomas relatados são: inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.
Conforme a página do Reclame Aqui da Colgate-Palmolive, foram compartilhadas mais de 20 queixas de alergia associadas ao uso do creme dental.
O que diz a Colgate Clean Mint?

A empresa reconheceu que ‘uma pequena minoria’ pode ter sensibilidade – Foto: Canva/ND
Em nota, a empresa afirmou no sábado (15), que o fluoreto de estanho é seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais ao redor do mundo.
A empresa diz também que “a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil” e que os produtos e ingredientes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo”.
Nesta quinta-feira (27), o portal ND Mais entrou em contato com a Colgate-Palmolive, mas até a publicação da reportagem não havia recebido resposta.

A empresa garante: o produto passou por todos os testes. Mas e as reações? O que diz a empresa? – Foto: Colgate/ND