Estado confirma caso de febre amarela em Pedra Bela


Paciente é um idoso que reside no Bairro dos Limas. Ao todo, São Paulo contabiliza 14 casos autóctones e nove óbitos pela doença. Pedra Bela (SP)
Reprodução/EPTV
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (18), um novo caso de febre amarela registrado em Pedra Bela (SP).
De acordo com a Secretaria de Saúde de Pedra Bela, o paciente é um idoso que reside no Bairro dos Limas. O estado de saúde dele é considerado estável.
Ao todo, São Paulo contabiliza 14 casos autóctones e nove óbitos pela doença. A morte mais recente foi registrada em Brotas (SP). A vítima é um idoso de 66 anos que morava em uma propriedade rural na região do Salto de Botas e Barreiro.
Casos em Campinas
Também nesta terça, a Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou o segundo caso de febre amarela registrado em 2025. O paciente, um homem de 55 anos, foi curado.
De acordo com a pasta, o homem frequenta o distrito de Sousas para fins recreativos. Ele teve os primeiros sintomas em 27 de janeiro e foi internado no dia 30 do mesmo mês em um hospital da rede particular.
O paciente recebeu alta no dia 4 de fevereiro. O diagnóstico de febre amarela foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz e, ainda de acordo com a prefeitura, não há registro de que o homem tenha se vacinado contra a doença.
Mosquito transmissor da febre amarela
Divulgação/SES-TO
O que é a febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Ela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
Os sintomas iniciais são:
Febre
Calafrios
Dor de cabeça intensa
Dores nas costas
Dores no corpo em geral
Náuseas e vômitos
Fadiga e fraqueza
Em casos graves, a pessoa infectada pode desenvolver sintomas como:
Febre alta
Icterícia
Hemorragia
Eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.