
Bebê de 45 dias foi salva pelo policial civil Mário Júnior, que estava de folga em uma oficina mecânica próxima da residência da mãe da criança. Criança salva
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Um ato heroico de Mário Júnior, agente de polícia da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Amapá, salvou a vida da pequena Hadassa Cardoso, de apenas 45 dias de vida, que estava engasgada com leite materno.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O policial estava de folga em uma oficina mecânica próxima a uma área de pontes em Macapá, quando avistou a mãe correndo pedindo por socorro.
A mãe, Adrieli Cardoso, que é dona de casa, disse que ao ver a criança desacordada após engasgar, já esperava o pior. Adrieli chegou a realizar a manobra, mas não conseguiu executá-la corretamente.
“Na hora foi horrível porque quando ela engasgou eu tentei fazer a manobra só que eu bati devagar na costa, não inclinei […] Aí a mamãe viu que ela estava roxa, mole e eu já esperei o pior. Mamãe pegou ela da minha mão, saiu correndo na ponte. O pessoal ficou desesperado e eu corri pra rua pra pedir ajuda.
Andrieli saiu da área de pontes e correu para o asfalto gritando por ajuda, este foi o momento em que o policial Mário foi ao seu encontro.
Policial de folga salva criança que estava engasgada com leite materno
“Ela vinha correndo na ponte, pedindo ajuda para levar pro hospital, eu não sabia do que se tratava. Quando eu vi ela vindo com a criança no colo já roxinha, foi que eu peguei no braço e fiz a manobra [..] bati na costa dela algumas vezes e ela já golfou na minha mão e eu percebi que ela já tinha desengasgado e assim mesmo resolvemos levar para o hospital para ser avaliada pelos médicos”, contou o policial.
O policial contou que no começo imaginava se tratar de um assalto ao ver muitas pessoas correndo, e logo depois percebeu se tratar de uma questão de saúde.
“Fiquei surpreso, na hora pensei que era até um roubo […] ainda bem que eu consegui ajudar, fiquei feliz e grato em poder ter ajudado a criança”, disse.
A pequena Hadassa foi levada ao hospital e retornou saudável para casa. O policial Mário junto da equipe da CORE fez uma visita à Adrieli e Hadassa nesta terça-feira (18), em um reencontro após um movimento que salvou a vida da criança. A equipe também fez a doação de fraldas e cesta básica.
Muitos acham que a missão é só perseguir os criminosos, mas numa situação dessa a gente realmente viu a atuação rápida e eficiente do policial, para salvar a vida da pequena Hadassa.
O Abraão Trani, delegado da CORE, explicou em passos como a manobra deve ser feita em bebês. Ele destacou que o treinamento dos oficiais é muito importante, pois cada segundo e movimento são preciosos em casos como o da recém-nascida.
Passo 1
“No caso da Hadassa, ela já estava cianótica, estava ‘roxinha’ e desfalecida, nessa situação eu controlo a cabeça dela com a minha mão e no meu antebraço eu coloco ela em de curto ventral, ou seja, com a barriguinha dela para baixo, para facilitar a minha movimentação, tomando cuidado com o controle da cabecinha dela e a preservação da coluna cervical”, explicou o delegado.
Passo 2
“Nesse momento, eu coloco a cabeça dela em um nível mais baixo que as pernas e aí eu faço palmadinhas rigorosas na região das costas da recém-nascida, foi o que foi feito, geralmente este procedimento já é o suficiente para desobstruir”, disse.
Passo 3
“Eu fiz a minha palmadinha nas costas e percebi que ela não desobstruiu, eu troco de braço, controlo a cabeça e a coluna, uma perna para cada lado, dois dedos na região do esterno e faço o movimento para dentro e para cima e vou monitorando para ver se houve a desobstrução. Se não houve a desobstrução, eu volto ela com a barriga para baixo com pancadinhas vigorosas”, contou.
Criança deve ser colocada de barriga para baixo na região do antebraço
Jorge Júnior/Rede Amazônica
O delegado explicou que muitas vezes a mãe bate muito devagar e não é o suficiente para desobstruir. As pancadas devem ser feitas com um pouco mais de força. O método se realizado de forma rápida e correta salva uma vida.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: