![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/piloto-morte-queda-aviao-sp-2.jpg)
O acidente aéreo registrado nesta sexta-feira (7), na Barra Funda, na zona Oeste da capital paulista, matou Gustavo Carneiro Medeiros, piloto que atuou durante uma década em uma das principais companhias aéreas do Brasil. A queda de avião em São Paulo também matou o avogado e empresário gaúcho, Márcio Carpena, e deixou outras seis pessoas feridas.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/piloto-morte-queda-aviao-sp-3-800x467.jpg)
Márcio Carpena, advogado gaúcho, ao lado do piloto, Gustavo Medeiros, em imagem compartilhada nas redes sociais – Foto: Márcio Carpena/@carpena/Instagram
A aeronave King Air F90, matrícula PS-FEM, saiu do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, às 7h15. Conforme o portal FlightAware, que monitora rotas aéreas de todo o Brasil, o avião percorreu seis quilômetros no ar (quatro em linha reta), curzou a Marginal Tietê e caiu, às 7h20, na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda.
Na queda, partes do avião atingiram um ônibus, deixando cinco pessoas feridas. Um motociclista, que trafegava na região, acabou caindo do veículo quando percebeu o acidente e acabou se ferindo. Nenhum deles corre risco de morte.
Piloto morre em queda de avião em São Paulo
Segundo informado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o plano de voo citava apenas duas pessoas na aeronave: o piloto, Gustavo Medeiros, e o passageiro, Márcio Louzada Carpena.
![Estrutura metálica foi carbonizada após queda de avião em São Paulo](https://static.ndmais.com.br/2025/02/queda-de-aviao-em-sao-paulo-felipe-rau-estadao-conteudo-1-800x533.jpg)
Estrutura metálica foi carbonizada após queda de avião em São Paulo – Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo/ND
Gustavo é natural do interior de São Paulo e se formou em Ciências Aeronáuticas, em 2002, pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e, em 2006, cursou Administração de Empresas na mesma instituição.
O piloto morto na queda de avião em São Paulo trabalhou, durante dez anos, na companhia aérea Azul. Em nota, enviada a imprensa, a empresa lamentou a queda de avião em São Paulo.
“A Companhia se solidariza com os familiares do piloto do voo, Gustavo Carneiro Medeiros, que já fez parte do quadro de Tripulantes da Empresa, de 2011 a 2021, e das demais vítimas”, informou.
Cenipa investiga causas do acidente
Equipes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estiveram no local do acidente, na Zona Oeste de São Paulo, e deram início à investigação sobre as causas do acidente. Segundo o órgão, a aeronave King Air F90 teria passado por manutenção um dia antes do acidente.