![](https://s2-g1.glbimg.com/Vr7SWeYMo7nDD4ImK9coJ2U_qt4=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/p/y/F6KGgOSmAG49fbuBg2NA/dsc01795.jpg)
Segundo a instituição, os servidores em Manacapuru foram exonerados em dezembro de 2024, mas teriam sido orientados a continuar exercendo as funções sem pagamento, como condição para futura recontratação. Município de Manacapuru no Amazonas
G1 AM
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai investigar uma denúncia de trabalhadores que estariam atuando sem receber remuneração em secretarias municipais de Manacapuru, no interior do Amazonas. Segundo a instituição, os servidores foram exonerados em dezembro de 2024, mas teriam sido orientados a continuar exercendo funções sem pagamento, como condição para futura recontratação.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O g1 questionou o posicionamento da Prefeitura de Manacapuru sobre as denúncias apuradas pelo MP, mas até o fechamento desta reportagem mão obtivemos resposta.
Conforme o Ministério Público, em pelo menos duas pastas foram constatadas trabalhadores nesta situação. São elas:
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)
A administração municipal teria prometido as recontratações para o mês de fevereiro deste ano e informado que em janeiro não haveria pagamento e nem uma contratação formal.
A promotora de Justiça, Emiliana do Carmo Silva, da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manacapuru, esteve nos dois órgãos e colheu várias provas que serão usadas para fundamentar uma Notícia de Fato do órgão.
“As denúncias recebidas apontam irregularidades na gestão de pessoal da Prefeitura, levantando questionamentos sobre a legalidade da permanência desses servidores em suas atividades e suspeitas sobre a correta utilização de recursos públicos”, disse a promotora.
O Mistério Público deu um prazo de cinco de cinco dias úteis para que a prefeitura de Manacapuru responda se houve exoneração de servidores em dezembro de 2024, apresentando a lista nominal dos exonerados, suas funções e lotações, além das respectivas portarias de exoneração.
Também foi solicitado o envio da relação completa dos servidores atualmente atuantes em todas as secretarias do município.
LEIA TAMBÉM: Justiça suspende concurso da Prefeitura de Manacapuru após irregularidades apontadas pelo MP
Inscritos em concurso suspenso pela Justiça fazem manifestação em Manacapuru