Tolerância zero?!

Ana Paula Minerato surge em prantos após ter áudio racista vazado: ‘Estou muito mal’Reprodução

A internet tem seu próprio tribunal, cuja dinâmica segue regras muito próprias. Condutas são julgadas de modo expresso e sem direito a contraditório. É razoável? Não exatamente. Mas é assim que tem funcionado. Às vezes os “condenados” assim o são de modo mais ou menos justo. Às vezes não.

O mais novo episódio neste contexto foi a fala de Ana Paula Minerato, modelo e influencer que, por força de sua polêmica fala, perdeu o posto de musa da escola da samba Gaviões da Fiel e foi demitida da Band. Minerato teria se manifestado de forma racista em relação à cantora Ananda.

A manifestação de Ana Paula foi registrada numa gravação em que a cantora é chamada de “neguinha” e “feia”. A influenciadora ainda teria dito que a artista tem parentes na África e classificado o cabelo dela como “duro”.

Se analisar bem, nego, nega, neguinho, neguinha, são tratamentos carinhosos e populares em muitas regiões do Brasil. Chamar alguém de feio e de ter parentes na África não tem ligação nenhuma com raça ou grupo étnico. E dizer que alguém tem o cabelo “duro” é certamente algo grosseiro, mal educado, porém, seria manifestação de racismo? Agora, ou daqui em diante, a justiça decidirá.

Para ler mais textos meus e de outros pesquisadores, acesse www.institutoconviccao.com.br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.