No disco previsto para 22 de setembro, artistas paulistanas abordam composições do argentino Carlos Aguirre, do armênio Vardan Ovsepian, da chilena Karina Contreras, da alemã Olivia Trummer e da polonesa Grażyna Bacewicz. Erika Ribeiro (à esquerda) e Tatiana Parra lançam o álbum ‘Entreluas’ em 22 de setembro pelo selo Maritaca
Tarita de Souza / Divulgação
♪ Paulistanas, a pianista Erika Ribeiro e a cantora Tatiana Parra põem os pés fora do Brasil com Entreluas, álbum em duo de piano e voz que chega ao mundo em 22 de setembro pelo selo Maritaca Discos.
No álbum, as artistas se unem para demolir clichês musicais construídos no imaginário nacional a respeito da música da América do Sul, em especial da Argentina e do Chile, países tão próximos do Brasil no mapa-múndi e, ao mesmo tempo, tão distantes culturalmente.
Mas as artistas extrapolam o continente sul-americano e harmonizam, entre as 14 faixas do repertório de Entreluas, temas de nacionalidade armênia, polonesa, alemã e norte-americana.
Dentro do arco autoral, o disco apresenta música de Tatiana Parra, Essência, e temas da lavra conjunta das artistas, ambas também compositoras, como a faixa-título Entre luas e Intermezzo, criado a partir de Maré de água viva (2009), obra da compositora carioca Clarice Assad com letra de Daniel Basílio também incluída na seleção de Erika e Tatiana.
Contudo, a base do repertório do álbum Entreluas vem da música do mundo. Duas das 14 músicas do disco, Amar hasta el misterio e Mirada al sur (2010), são da lavra da compositora e pianista chilena Karina Contreras.
Faixa apresentada na sexta-feira, 25 de agosto, como primeiro single do álbum, El barrio, el candombe (2006) é composição do argentino Carlos Aguirre que abre o disco Entreluas, expondo estética musical portenha distinta do tango cristalizado como o som da Argentina.
Compositor e pianista armênio, Vardan Ovsepian aparece na ficha técnica do álbum como autor de Parapet (2014), tema que já gravou com a própria Tatiana Parra no álbum Lighthouse (2014).
Compositora polonesa, Grażyna Bacewicz (1909 – 1969) tem abordado no disco a Valsa, tema integrante da Children’s suite (1933), enquanto a pianista alemã Olivia Trummer é a compositora de Carrossel (2019).
Já Sunset é composição da norte-americana Zenobia Powell Perry (1908 – 2004) feita a partir de versos do poeta norte-americano Paul Laurence Dunbar (1872 – 1906).
Do Brasil, Erika Ribeiro e Tatiana Parra iluminam no álbum Entreluas dois temas da flautista paulistana Léa Freite, Labirinto e Pintou um grilo, este gravado com a adesão de Freire.
Pianista Erika Ribeiro e cantora Tatiana Parra transitam pela música do mundo no álbum ‘Entreluas’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.