
Entre as mudanças está a ampliação da coleta seletiva e modernização da frota. Uma nova era tem início e irá aperfeiçoar o cenário da limpeza urbana na cidade de Santos (litoral paulista), entrou em operação a Parceria Público-Privada (PPP) de 30 anos firmada entre a Prefeitura e a Terra Santos Ambiental, consórcio formado pelas empresas Terracom Construções e Terracom Concessões, ambas do Grupo Diniz. O contrato prevê R$ 739 milhões destinados a investimentos e R$ 6,1 bilhões a custos operacionais e estabelece um plano de modernização que visa tornar Santos um modelo de eficiência ambiental.
Legenda: A Terra Santos é mais uma das empresas do Grupo Diniz
Imagem: Divulgação
A principal aposta é no uso de tecnologia de ponta, redução de impactos climáticos e melhoria da qualidade de vida tanto na cidade como em seu entorno.
Estrutura inteligente e ecopontos: Serão instalados 7 mil contêineres para evitar a dispersão de resíduos em vias públicas. A população também contará com oito ecopontos e 400 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para descarte de recicláveis como plástico, vidro e metal. Segundo Antônio de Mello Neto, diretor operacional da Terra Santos, a “coleta seletiva será ampliada ainda nos primeiros dois anos”. Já a construção de uma usina de triagem e uma estação de transbordo tem como meta elevar a taxa de reciclagem para 14%, reduzindo o envio de lixo aos aterros.
Frota elétrica e centro de controle: Outro destaque do projeto é a renovação da frota, com parte dos caminhões a diesel sendo substituída por veículos elétricos. “Todos contarão com GPS para o rastreamento em tempo real, e um algoritmo irá ajustar as rotas de acordo com o trânsito, o volume de resíduos e as condições climáticas”, explica Sávio Leal, diretor comercial da Terracom Construções. A expectativa é diminuir em 30% a emissão de carbono associada à coleta. A operação será monitorada por um Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por supervisionar todo o processo, desde a coleta até a destinação final.
Legenda: Colaborador da Terra Santos durante o processo de limpeza da praia em Santos
Imagem: Divulgação
Cuidado com mangues, mar e encostas: Por conta da geografia local, a PPP inclui embarcações para a remoção de resíduos em mangues e espelhos d’água, pontos sensíveis para o ecossistema costeiro. Equipes treinadas em rapel atuarão nas encostas, preservando áreas que valorizam o turismo e a atratividade econômica. “Essa solução foi pensada para proteger as paisagens e a natureza, tão importantes para a identidade da nossa região”, destaca Fernando Evanyr, diretor operacional da Terracom Concessões.
Legenda: O serviço de limpeza urbana é um dos destaques da Terra Santos
Imagem: Divulgação
Empregos: Serão cerca de 1,6 mil postos de trabalho diretos, incluindo as ações de educação ambiental junto à população.
Conscientização: Também estão previstas em contrato as ações educativas, reforçando o compromisso com a reciclagem, ainda mais quando o país recicla somente cerca de 4% dos resíduos urbanos, conforme dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).
Relevância para o mercado: Com cerca de 430 mil moradores e enfrentando desafios típicos de cidades turísticas, Santos é vista como um termômetro para novos projetos ESG (Ambiental, Social e Governança) em municípios de porte médio. Com base nos resultados positivos, a iniciativa poderá ser replicada em outras regiões com topografias semelhantes, reforçando a vocação de Santos como a pioneira em soluções ambientais inteligentes.
Na campanha é demonstrado o dia a dia dos colaboradores da empresa. A trilha sonora, reforçada por versos como “Manhã chega e o sol se levanta / Acorda Santos…”, enfatiza o compromisso de cuidar dos bairros e praias. Sob o lema “Terracom é Terra Santos”, a produção exalta o orgulho de espelhar em sua marca o nome da cidade. Para conferir, toque o play.
Terra Santos 2025
Mais informações
O SAC telefônico funciona em horário comercial (0800 621 5000), a ligação é gratuita e nele podem ser solicitadas informações gerais sobre o serviço. Em breve será disponibilizado o aplicativo, nele será possível identificar os pontos de descarte, acompanhamento das rotas dos veículos e dicas de reciclagem, além de educação ambiental.