
A decisão, apurada pelo The Wall Street Journal, vem em meio à queda de audiência nas redes de televisão nos Estados Unidos. Página principal do site 538/FiveThirtyEight
Reprodução
A Disney está cortando cerca de 6% da equipe do ABC News Group e das redes de entretenimento da empresa (Disney Entertainment), quase 200 pessoas, segundo apuração do jornal americano The Wall Street Journal. A decisão vem em meio à queda de audiência nas redes de televisão nos Estados Unidos.
Entre as equipes dispensadas, o site FiveThirtyEight, conhecido por suas precisas pesquisas eleitoriais e pesquisas de popularidade dos governos dos EUA, que pertencia à rede ABC News, também foi impactado.
LEIA TAMBÉM
Por que a Disney alega que assinante do Disney+ não pode processar empresa por morte da mulher em parque
O ‘acampamento de verão’ para bilionários que reúne as pessoas mais influentes dos EUA
Disney e governo da Flórida dão fim a briga de 2 anos com acordo que prevê novo parque e investimentos
A plataforma, que se tornou popular nos EUA há quase duas décadas por conta de sua precisão nas estatísticas eleitorais, começou como um blog criado por Nate Silver, um estatístico norte-americano, em 2008. No comando do blogo de forma independente, ele acertou os resultados da eleição daquele ano, que terminou com a vitória de Barack Obama.
Pouco depois, em 2010, o blog foi para o New York Times, onde permaneceu até 2013. Naquele ano, Silver levou o projeto para a rede ESPN e adentrou o universo da Disney como empresa controladora. Em 2018, ainda sob a Disney, o FiveThirtyEight migrou de unidade de negócios, indo para a ABC News.
Silver ainda permaneceu no comando do site até 2023, quando parte da equipe foi demitida. Desde então, ainda restavam 35 funcionários.
Em seu blog autoral, o Silver Bulletin, o estatístico escreveu um texto sobre o encerramento do FiveThirtyEight nesta quarta-feira (5). Silver disse que a Disney foi “generosa ao manter o site por tanto tempo”, mas pontua que, embora a equipe editorial do projeto fosse “incrivelmente talentosa”, o site nunca teve “pessoas de estratégia suficientes para ajudar o negócio a crescer e se sustentar.”
Além do FiveThirtyEight, outras equipes também serão atingidas pelo corte, segundo a mídia internacional.
Alguns programas, como 20/20 e Nightline, serão fundidos em uma única equipe. Além disso, a Disney vai integrar as áreas de conteúdo digital e redes sociais com as equipes de jornalismo e produção.
O Good Morning America, um dos principais programas da ABC News, também passará por mudanças. Todas as três horas do programa ficarão sob um único comando, enquanto hoje a terceira hora tem uma equipe de produção separada.
As grandes empresas de mídia estão ajustando suas estratégias, já que cada vez mais pessoas estão trocando a TV a cabo pelo streaming.
O ABC News ainda não comentou o assunto.
Apesar dessas mudanças, a Disney teve um bom resultado financeiro: o lucro ajustado por ação cresceu 44%, chegando a US$ 1,76 no último trimestre de 2023.
*Com informações da agência de notícias Reuters