
Bombeiros precisaram resgatar uma família neste domingo (23) e já há abrigo disponível, caso necessário. Além disto, Rio Envira, em Feijó, também alcançou cota de alerta. Rio Envira ultrapassa cota de alerta e quatro bairros são invadidos por água em Feijó
Os moradores da cidade de Feijó, no interior do Acre, foram surpreendidos pelo aumento das águas do Igarapé Aristides nas primeiras horas do último domingo (23), após as fortes chuvas que atingiram diversas cidades do estado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias ocorrências foram atendidas durante toda a madrugada por conta das enxurradas. O Igarapé Aristides também contribuiu para que as águas entrassem nas casas em quatro bairros. (Veja alguns locais atingidos no vídeo acima)
No último domingo, o Rio Envira também apresentou preocupação aos moradores e ultrapassou a cota de alerta, que é de 11 metros, atingindo a marca de 11,64 metros. A medição quase atingiu a cota de transbordamento que é de 12 metros. Já na manhã desta segunda-feira (24), o manancial apresentou a medição de 10,73 metros.
Uma equipe dos bombeiros estiveram por volta das 2h30 auxiliando famílias na região central, próximo à garagem da prefeitura. No local, foram feitos os resgates de pertences, incluindo móveis e uma motocicleta, além do auxílio no deslocamento seguro de crianças de colo.
LEIA TAMBÉM:
Igarapé Batista transborda durante forte chuva e 17 bairros são atingidos por enxurrada em Rio Branco
Moradoras lamentam prejuízos causados por forte chuva em Rio Branco: ‘não deu tempo’
VÍDEO: Trecho da BR-364 rompe no interior do Acre após chuvas e deixa cidades isoladas
Bombeiros fizeram resgate e ajudaram população de Feijó, durante a alagação
Asscom/CBMAC
Outra ocorrência foi atendida no bairro Conquista, onde uma casa estava completamente alagada. No entanto, devido ao nível elevado da água, que atingia o padrão de energia, os bombeiros não fizeram intervenções, sendo necessário aguardar a atuação da empresa responsável pela rede elétrica.
Os bombeiros também precisaram ir até o bairro Genir Nunes. Após ajustes logísticos, uma guarnição utilizou uma embarcação para acessar a residência de uma família ilhada. Segundo eles, foram resgatadas todas as pessoas presentes, incluindo uma criança com deficiência e três animais de estimação.
Apenas uma família foi resgatada e encaminhada à casa de parentes. Já as outras ocorrências atendidas foram para dar suporte e levantar os móveis das famílias.
“Caso as residências voltem a ser atingidas pelas enchentes, já há um abrigo a disposição da população, preparado na Escola Toppo Giggio, no bairro Centro de Feijó”, disse o órgão.
Moradores de Feijó tem casas invadidas por água do Rio Envira e Igarapé
Arquivo pessoal
Veja a relação dos bairros atingidos:
Bela Vista
Geni Nunes
Esperança
Bairro do hospital
Bombeiros fizeram resgate e ajudaram população de Feijó, durante a alagação
Asscom/CBMAC
Chuvas na capital e rompimento da BR-364
Em Rio Branco, segundo a Defesa Civil, choveu 84,60 mm de sábado (22) para domingo (23) e famílias precisaram ser retiradas de casa. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que cerca de cinco mil pessoas foram afetadas em toda capital.
As famílias retiradas pela Defesa Civil em barcos foram levadas para um abrigo na Escola Anice Dib Jatene, no bairro Geraldo Fleming. O coordenador pontuou que no local há a distribuição de kits de limpezas para os atingidos pela chuva.
Pelo menos 21 pessoas estão temporariamente acolhidas no abrigo público, enquanto cerca de 200 pessoas foram levadas para casas de familiares.
Os bairros afetados na capital foram: Vila Betel, Doca furtado, Placas, Boa União, Plácido de Castro, Bahia Nova, João Eduardo, Bahia Velha, João Paulo 2, Calafate, Sobral, Vilage Tiradentes, João Paulo, Habitar Brasil, bairro da Paz, Parque das Palmeiras e Geraldo Fleming.
No interior do Acre, a BR-364, que dá acesso às cidades de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, rompeu próximo à saída de Tarauacá, distante 382 km de Rio Branco, no bairro Corcovado. A ruptura se deu também por conta das chuvas que atingiram a região no sábado (22).
Chuva em Rio Branco causa transtornos em 17 bairros da capital
VÍDEOS: g1