
Varejista, que está em recuperação judicial, divulgou balanço financeiro nesta quarta-feira (26). Rede varejista Americanas
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As ações da Americanas amanheceram com queda forte nesta quinta-feira (27), depois da divulgação de resultados negativos da empresa na véspera, que está em recuperação judicial há dois anos.
Por volta das 10h50, os papéis da companhia despencavam cerca de 23% na B3, a bolsa de valores brasileira.
A gigante do varejo registrou um prejuízo de R$ 586 milhões no quarto trimestre de 2024. No mesmo período do ano passado, a empresa havia reportado lucro de R$ 2,56 bilhões.
Olhando para o lucro operacional da companhia antes do desconto de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA, na sigla em inglês), a Americanas teve um resultado positivo no quarto trimestre, de R$ 180 milhões, contra um prejuízo de R$ 1,18 bilhão no mesmo período de 2023.
O faturamento da empresa, porém, teve uma queda de 4,5% na comparação entre os quartos trimestres dos dois anos. Entre outubro e dezembro, o faturamento líquido somou R$ 4,3 bilhões.
A Americanas terminou 2024 com um endividamento bruto de R$ 1,8 bilhão. A maior parte desse valor (R$ 1,7 bilhão) veio de títulos de dívida — as debêntures —, e o restante (R$ 66 milhões) de empréstimos com bancos e outras instituições.
Mesmo assim, considerando os compromissos da empresa dentro do plano de recuperação judicial, a Americanas fechou o ano com R$ 450 milhões em caixa líquido.
Nas operações, o total de produtos vendidos pela empresa (chamado de GMV) foi de R$ 6,5 bilhões no último trimestre de 2024, 2,3% a menos que no mesmo período de 2023. A principal queda veio das vendas online, que diminuíram 47%.
Por outro lado, as vendas nas lojas físicas cresceram 15% nos últimos três meses do ano, impulsionadas pelas promoções da Black Friday e do Natal.
A Americanas disse que, ao longo de 2024, encerrou as operações de 92 unidades que não atendiam aos seus “critérios de viabilidade”, chegando a 1.587 lojas no total, e acrescentou que, em paralelo, iniciou a busca por novos pontos com “maior potencial”.
“Como parte desse movimento estratégico, inauguramos uma nova unidade na cidade de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza”, afirmou a companhia, que tem mirado a abertura de lojas principalmente na região Nordeste do país.
*Com informações da agência de notícias Reuters
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