
Paulo Leminski e Dalton Trevisan são celebrados em montagens que serão apresentadas nesta quarta (26). Estreia nacional de ‘Daqui Ninguém Sai’ tem ingressos gratuitos. Cabaré Haikai conta a história de Leminski no Festival de Curitiba
Nay Klym 8/Na Carreira Produções
Dar visibilidade e protagonismo para a produção local tem sido um foco de atenção dos curadores das últimas edições do Festival de Curitiba.
Na Mostra Lúcia Camargo, por exemplo, são três produções da capital na programação, duas delas estabelecendo relação entre o teatro e a literatura: ‘Cabaré Haikai’, que celebra o poeta Paulo Leminski, e ‘Daqui Ninguém Sai’, sobre o escritor Dalton Trevisan.
A peça sobre Leminski será nos dias 25 e 26, às 18h30, no Teatro José Maria Santos. Já a sobre Trevisan será nos dias 26 e 27, às 20h30, no Guairinha.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Sob a direção de Roddrigo Fôrnos, ‘Cabaré Haikai’ se debruça na obra de Leminski explorando todas as dimensões do seu legado como poeta, escritor e também compositor.
A peça, que estreou em agosto do ano passado em comemoração ao aniversário de 80 anos de Leminski, foi construída em parceria entre o elenco e a direção e contou com a contribuição da família, principalmente da filha, Estrela Leminski. Eduardo Ramos também assina a dramaturgia.
“A montagem traz muita sonoridade, dentro dela tem um show, é provocativa, começa questionando o papel da arte. Urgência seria uma boa palavra para definir este multiartista. Ele tinha a necessidade de dizer sempre alguma coisa”, conta.
De acordo com o elenco, conversas sobre como era Leminski na intimidade familiar foram fundamentais para entender como funcionava seu pensamento.
“A impressão que dá é que morava muita gente dentro dele”, conta uma das atrizes do espetáculo, Ane Adade.
“O processo também revelou sua humanidade, ele deixou de ser um CNPJ e virou um CPF. Ao acessar sua intimidade nos deparamos também com suas inseguranças. Ele era um sonhador”, declarou o ator Kauê Persona.
Leia também:
Match cultural: Evento permite apresentação de portfólios para curadores
Inclusão: Festival de Curitiba terá espetáculo internacional que escalou moradores 60+
Perfil: Rodrigo Pandolfo estreia como diretor no Festival de Curitiba
O Vampiro de Curitiba – Dalton Trevisan, contista por excelência
Daqui Ninguém Sai integra Mostra Lúcia Camargo
Annelize Tozetto
Com direção de Nena Inoue e dramaturgia de Henrique Fontes, outra montagem produzida em Curitiba homenageia um dos mais importantes contistas da língua portuguesa, o escritor Dalton Trevisan.
‘Daqui Ninguém Sai’, nome que ele mesmo deu ao trabalho, título de um dos seus contos, é uma produção do Teatro de Comédia do Paraná (TCP) do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG).
A peça, que conta com elenco de Curitiba, será apresentada pela primeira vez nesta quarta. Os ingressos para a estreia são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.
“Não tinha como não termos essa peça na programação. Homenagear Dalton e Leminski nesta edição é uma grande felicidade”, comemora Fabíula Passini, diretora do festival.
O espetáculo, inspirado nos contos e nas cartas trocadas por Dalton, com outros escritores e artistas como Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Millôr Fernandes, Rubem Braga e Ademar Guerra foi lapidado como um conto do autor. Será a primeira vez que o conteúdo das cartas será revelado ao público.
“Foram seis meses de mergulho profundo na obra dele e muitas edições do texto para chegarmos na versão final da dramaturgia. Dalton dialoga muito com o teatro, procuramos percorrer o mesmo caminho dele neste processo, a busca pelo essencial”, explica o dramaturgo.
“Fomos ouvindo o que o espetáculo pedia, partimos de uma ideia inicial, mas mudamos tudo nas últimas semanas e o elenco veio junto. Os atores são a alma deste trabalho”, se emociona a diretora.
Musicar os textos deste escritor genial foi um grande desafio, missão de Grace Torres e Lilian Nakahodo.
“Inicialmente, parecia uma tarefa impossível, mas foi uma aventura deliciosa, assim como criar uma paisagem sonora para as várias Curitibas que o Dalton enxergava. Emoção pura”, conta Grace.
“Fazer este trabalho foi uma sorte do destino. Construímos uma trilha com sons da cidade, uma homenagem a partir de uma escuta imaginária do Dalton já que ele era um andarilho. Sua voz também está presente nesta trilha. Uma grande surpresa para nós e para quem for ver a peça que retrata de forma tão honesta esta figura misteriosa da cidade”, avisa Lilian.
Serviço:
‘Cabaré Haikai’
Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba
Quando: 25 e 26 de março às18h30
Onde: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco)
Gênero: Contemporâneo
Classificação: 14 anos
Duração: 90’
‘Daqui Ninguém Sai’
Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba
Quando: 26 e 27 de março (quarta e quinta-feira)
Que horas: 20h30
Onde: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)
Quanto: Ingressos gratuitos distribuídos 1 hora antes na bilheteria do Teatro.
Gênero: Contemporâneo
Classificação: 14 anos
Duração: 100’
🎭 33º Festival de Curitiba
Data: de 24 de março até 6 de abril de 2025
Programação: espetáculos teatrais, estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.
Valores: de R$ 0 até R$ 85 (mais taxas administrativas)
Ingressos: No site e bilheteria física (Shopping Mueller)
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Leia mais notícias em g1 Paraná.