Caixa libera saque do FGTS por calamidade para oito cidades atingidas por inundações no Acre; veja como solicitar


Trabalhadores residentes de oito cidades podem enviar a documentação para liberação dos valores pelo aplicativo FGTS. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada. Mais de 10 bairros de Cruzeiro do Sul já foram atingidos pelo transbordamento do Rio Juruá
Prefeitura de Cruzeiro do Sul
Os trabalhadores de Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Feijó e Mâncio Lima, todas no interior do Acre, que foram afetados pelas inundações ocasionadas pela cheia dos rios, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade a partir desta terça-feira (25).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.
Segundo a Caixa Econômica Federal, a liberação, decorrente das inundações nas cidades, pode ser solicitada à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.
Para conseguir o dinheiro, é preciso ter um saldo positivo no FGTS, comprovar que foi afetado pela enchente e não ter feito nenhuma movimentação nos últimos 12 meses no benefício. Os trabalhadores podem retirar o benefício até 22 de junho.
Como solicitar o saque FGTS?
Para solicitar o saque, é preciso:
Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou ir no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”:  Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência;
Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
Veja como funciona o Saque FGTS Calamidade
Situação de emergência
O governo federal reconheceu, na segunda-feira (24), a situação de emergência em oito das dez cidades afetadas por inundações ocasionadas pela cheia dos rios Acre, Juruá, Purus e Envira, Abunã e Moa, todas estas no interior do estado. Todas elas estão inclusas no Saque do FGTS.
A publicação, feita no Diário Oficial da União (DOU), foi assinada por Rafael Pereira Machado, secretário substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Como Rio Branco já teve a situação reconhecida no último dia 18, a cidade não foi incluída nesta nova portaria. Portanto, os municípios inclusos na lista foram:
Cruzeiro do Sul
Feijó
Mâncio Lima
Marechal Thaumaturgo
Plácido de Castro
Porto Acre
Rodrigues Alves
Santa Rosa do Purus
Agora, as prefeituras das cidades podem solicitar recursos do governo federal para ações de Defesa Civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.
Cheia do Rio Acre aumenta risco de contaminação por doenças na capital
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.