
A estrutura do Carnaval de Florianópolis foi apresentada, oficialmente, nesta terça-feira (15). Em coletiva de imprensa, a produtora que ficará responsável pelas 12 arenas, espalhadas em diferentes pontos da capital, deu detalhes de como será o funcionamento dos espaços. A Prefeitura Municipal de Florianópolis também organizou uma série de ações para garantir a limpeza, segurança e mobilidade da cidade no período.

Fernando Ligório, CEO da 4Zero4, empresa responsável pela realização do Carnaval de Florianópolis durante coletiva nesta terça-feira (25) – Foto: Valeska Loureiro/ND
A produtora que venceu o leilão do carnaval de Florianópolis, Ivanna Tolotti Produções Artísticas Ltda, foi considerada inabilitada um dia após ser anunciada pela PMF. Com isso, a segunda colocada no certame, Hit Makers, hub de negócios do Grupo 4ZERO4, assumiu a organização.
Segundo a prefeitura, a empresa já realizou eventos de grande porte como a Festa da Uva, que contou com cerca de 10 mil pessoas, o Carnaval de Laguna, o Réveillon de Florianópolis e o Universipraias.
Como será o Carnaval de Florianópolis?
A programação de 2025 contará com shows nacionais, mais de 100 blocos de ruas e dois dias de desfiles das escolas de samba. A expectativa é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas curtam a folia na Capital, com blocos de rua, desfiles e shows espalhados por diferentes bairros.
“A grande novidade desse ano é, no Bloco dos Sujos, um trio elétrico da prefeitura. Nós vamos colocar um trio elétrico para animar a festa e, ali por volta das 18h, o trio leve as pessoas para a Arena Central”, informou o chefe de gabinete de Florianópolis, Fábio Botelho.
Além de ser uma das festas mais aguardadas do ano, o evento também impulsiona a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e o setor de turismo. Neste ano, a maior festa popular do país deverá movimentar R$ 510 milhões em todo estado de Santa Catarina.
A estruruta instalada no Largo da Alfândega, coração do Carnaval de Florianópolis, terá um palco 360° para contemplar a todos os foliões do evento. Haverá mais 11 espaços similares, espalhados pela pela cidade, que proporcionarão atrações e segurança aos participantes da festa. A montagem dos espaços deve ser concluída até quinta-feira (27).
“Vamos ter dez dias para executar o projeto, desde o momento que ganhamos até a realização. Dentro do possível, a gente vai trazer novidades e vai entregar um grande carnaval para a cidade”, destacou o CEO da 4Zero4, Fernando Ligório. Cada arena terá um horário definido para início e encerramento (veja abaixo).

Arenas do Carnaval de Florianópolis terão horários de início e encerramento – Foto: Arte/ND
Coleta de resíduos e limpeza urbana
A PMF mobilizou um efetivo com mais de 350 garis de limpeza pública e de coleta para a operação no Centro, bairros e balneários onde ocorrem as festas do Carnaval de Florianópolis.
A maior concentração de trabalho será no sábado (1º), quando 180 garis de limpeza e 40 de coleta irão atender ao desfile das escolas de samba na Nego Quirido, e aos blocos nas ruas centrais.
Serão instalados 800 tambores de latão e caixas estacionárias para rejeitos (resíduos misturados) na cidade. Haverá, também, o reforço nos PEVs (pontos de entrega voluntária) para vidro, com destaque para os pontos de acesso às arenas, que tem a entrada com o material proibida.

Arquibancada da passarela Nego Quirido passou por pintura antes dos desfiles de Carnaval – Foto: Germano Rorato/ND
Caixas estacionárias serão colocadas na dispersão do desfile e na saída dos camarotes da Nego Quirido para descarte de fantasias e adereços que não serão reaproveitados pelas escolas de samba. Depois da varrição, as ruas centrais serão lavadas e, com equipamentos atomizadores, será borrifada a essência de eucalipto para reduzir maus odores.
Fiscalização de ambulantes
Apenas ambulantes credenciados poderão trabalhar no Carnaval de Florianópolis. A fiscalização, que estará atuando de todos os dias da folia, terá como foco a organização dos pontos de venda e o cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos competentes.
Mudança no transporte público
O público que utiliza o transporte coletivo costuma aumentar significativamente durante os quatro dias de festas. Somente no sábado, o volume de passageiros chega a 130 mil ao dia, em comparação aos cerca de 80 mil fora do período da festividade.
Para ampliar a oferta e garantir uma melhor fluidez na cidade, haverá adequação dos horários nos principais dias do Carnaval nas linhas convencionais. No sábado, serão adicionados mais de 2500 horários.

Horários de ônibus serão ampliados durante o carnaval de Florianópolis – Foto: Divulgação/ND
Confira as alterações:
Sexta-feira (28/02):
- Horários dos dias úteis + extras programados
Sábado (01/03)
- Quadro de horários especiais, com adição de mais de 2500 horários + extras programados à noite
Domingo (02/03)
- Quadro de horários de domingo + extras programados
Segunda – 03.03
- Quadro de horários de sábado + extras programados
Terça – 04.03
- Quadro de horários de domingo + extras programados
- Sistema de linhas executivas: sem funcionamento entre os dias 01.03 e 04.03 em virtude da falta de demanda registrada nos últimos anos.