Mais barata, gasolina caseira é alternativa a preços do combustível em alta; veja riscos

Em tempos onde a gasolina chega a R$ 8 em alguns lugares do Brasil, não param de aparecer, via redes sociais, diferentes soluções para aliviar o peso no bolso do motorista.

Uma suposta alternativa que tem circulado é a chamada “gasolina caseira”, feita com óleo de cozinha reutilizado.

A tal fórmula da gasolina caseira surgiu na internet há alguns anos, mas viralizou mesmo com a alta dos preços do combustível derivado do petróleo nos postos.

na foto aparece um homem enchendo o tanque com gasolina de verdade sem ser a gasolina caseira para não danificar motor

Imagem de posto de gasolina – Foto: Pixabay

Abastecer gastando menos é o que a maioria das pessoas quer, mas será que a promessa de economia procede? Essa gasolina alternativa faz os carros funcionarem? Traz riscos ao motor?

Em um desses vídeos onde “ensinam” a fazer a gasolina alternativa, recomenda-se a mistura de óleo usado morno com gasolina de verdade. Nas demonstrações no estilo “faça você mesmo”, o produto vindo dessa mistura de fato queima.

Gasolina caseira não deve ser colocada no tanque

Porém, de acordo com o chefe da Divisão de Motores do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), Renato Romio, a gasolina caseira nunca deve ser colocada no tanque.

Segundo ele, essa mistura que forma a gasolina caseira vai danificar seriamente o motor. Ainda que, inicialmente, ela faça o carro rodar.

“Se você colocar água na gasolina, a mistura também vai pegar fogo, mas isso não significa que deve ser utilizada para abastecimento do veículo”, diz.

na foto aparece o processo que faz a gasolina caseira em casa

Gasolina caseira não deve ser colocada no tanque de combustível – Foto: Reprodução/ND

O especialista acrescenta que adicionar óleo de cozinha à gasolina é ainda pior, pois forma uma “goma” dentro do tanque que entope tudo dentro do motor.

“Essa goma vai entupir tudo dentro do motor e do conjunto mecânico”, pontua. Entre os componentes mais afetados pelo uso da mistura estão bomba e a linha de combustível, além de bicos de injeção e filtro.

Romio acrescenta que o uso da gasolina caseira gera danos não reparáveis nos componentes citados, que terão de ser substituídos.

Dessa forma, sempre é bom ser destacado que óleo de fritura nunca deve ser descartado na pia ou em ralos, pois ele vai parar na rede de esgoto, entupindo tubulações.

Esse material também não deve ser jogado em bocas de lobo ou rios, por conta de danos ambientais. Existem pontos de coleta para que o óleo “velho” seja reciclado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.