
Segundo o sindicato, educadores demonstram preocupação com o calor extremo; Seduc afirma que aulas seguirão normalmente na rede. Nova onda de calor eleva temperaturas no RS
O sindicato dos professores estaduais (CPERS) solicitou uma nova suspensão das aulas na rede em função da nova onda de calor prevista para a próxima semana no RS. Segundo meteorologistas, as temperaturas podem atingir a casa dos 40ºC.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Neiva Lazzarotto, diretora do 39º Núcleo do CPERS de Porto Alegre, explica que a decisão pelo pedido de suspensão foi tomada durante conversa com professores e alunos do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, em que os educadores demonstraram preocupação com o calor extremo.
Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), as aulas seguirão normalmente na próxima semana na rede estadual. A pasta explica que publicou um documento com orientações para as instituções, afirmando que “a Secretaria da Educação acompanha os alertas e os comunicados da Defesa Civil Estadual e segue as suas orientações, a fim de melhor informar e instruir suas escolas”.
Em nota (confira abaixo na íntegra), a Seduc afirma que compartilhou uma série de medidas para lidar com as altas temperaturas no ambiente escolar e que manterá o diálogo aberto com o sindicato dos professores.
Confira algumas das orientações da Secretaria de Educação:
Antecipar ou adiar o horário de entrada e saída para evitar os momentos mais quentes do dia;
Não realização de atividades físicas diante de picos de calor;
Ampliação do acesso à hidratação, adaptação do cardápio da merenda escolar;
Reorganização das atividades ao ar livre, priorizando espaços cobertos e ventilados.
LEIA TAMBÉM:
Quase 75% das escolas estaduais do RS não têm ar-condicionado; aulas foram suspensas por onda de calor
40ºC de temperatura: 3ª onda de calor atinge o RS neste sábado, apontam meteorologistas
Ano letivo começou atrasado por conta do calor
No início do mês, a Justiça do Rio Grande do Sul atendeu ao pedido do sindicato do professores estaduais para adiar o início das aulas na rede devido à previsão de calor extremo e falta de estrutura adequada para suportar altas temperaturas em escolas da rede.
O ano letivo iniciou dias mais tarde, na quinta-feira (13) para cerca de 700 mil alunos matriculados em 2.320 escolas.
Quase 75% das escolas estaduais do RS não têm ar-condicionado
Reprodução/RBS TV
Onda de calor
O Rio Grande do Sul passará nos próximos dias pela terceira onda de calor no ano. É o que aponta a Climatempo, que divulga alerta de grande perigo e grau máximo valendo a partir desde sábado (22).
A onda de calor terá influência na elevação das temperaturas em todas as regiões do estado pelo menos até a próxima quinta-feira (27). Há, inclusive, possibilidade de temperaturas batendo recordes em alguns municípios.
Conforme a Climatempo, o pico de calor é esperado para a semana que vem, quando as máximas podem chegar aos 40ºC. Especialmente da região da Fronteira Oeste até o Norte do RS.
Nova onda de calor no RS
Climatempo
Nota oficial da Secretaria de Educação do RS
“Com os alertas da Defesa Civil estadual sobre uma nova onda de calor, a Secretaria da Educação reforçou junto às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) na manha de sexta-feira uma série de orientações sobre as medidas de prevenção para a realização das aulas. Estas orientações foram enviadas por ofício às instituições de ensino com o detalhamento das recomendações, que incluem: possibilidade de antecipar ou adiar o horário de entrada e saída para evitar os momentos mais quentes do dia, não realização de atividades físicas diante de picos de calor, ampliação do acesso à hidratação, adaptação do cardápio da merenda escolar e reorganização das atividades ao ar livre, priorizando espaços cobertos e ventilados.
As Coordenadorias Regionais de Educação mantêm monitoramento constante em relação a casos específicos que necessitem avaliação sobre as condições de atendimento.
A Seduc destaca que, em preparação ao ano letivo de 2025 foram destinados R$ 180 milhões para as escolas da Rede Estadual por meio do Agiliza Educação. Os valores podem ser utilizados pela equipe diretiva da escola na compra de ventiladores, água, protetor solar, bebedouros, cortinas, e em reparos básicos em redes hidráulicas e elétricas.
Ainda, a Secretaria da Educação informa que recebeu no dia 21/02 um ofício por parte do CPERS Sindicato. Dentro da relação de diálogo estabelecida entre a Seduc e o sindicato, será agendada uma reunião na próxima semana”.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS