
Eles foram selecionados devido ao excelente desempenho na edição de 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na qual ganharam medalha. Estudantes de Pouso Alegre vão participar de competição de matemática na Ásia
Dez alunos da Escola Estadual Presidente Bernardes, de Pouso Alegre (MG), viajam nesta terça-feira (18) para Bangkok, capital da Tailândia, onde irão disputar a final da International Talent Mathematics Contest (ITMC), uma das mais importantes competições de matemática do mundo.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os estudantes do ensino médio foram selecionados devido ao excelente desempenho na edição de 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na qual ganharam medalha.
As provas da ITMC serão realizadas em inglês entre os dias 22 e 26 de fevereiro. O resultado sai no dia 25, quando haverá a cerimônia de premiação.
Expectativa
Estudantes da E.E. Presidente Bernardes participam de Olimpíada Mundial de Matemática na Tailândia
Milton Guimarães/EPTV
Na expectativa de apresentarem um bom desempenho, os estudantes se prepararam intensamente desde novembro do ano passado, inclusive com aulas de inglês.
O diretor da E.E. Presidente Bernardes, Taylor Andrade, ressaltou a dedicação dos estudantes na rotina intensa de preparação
“Eles estão nessa correria desde novembro do ano passado, quando a gente teve a informação que conseguiria viajar, que teria condições de ir para o outro lado do mundo, eles já começaram nessa rotina. Estão estudando até no recesso de janeiro. Férias acabaram para eles (…), estão estudando inglês, estão fazendo as provas, pegando provas anteriores e estudando para fazer uma boa prova lá”, disse.
Além da ansiedade pela prova, os estudantes estão empolgados com a viagem que irão fazer. Victória Dias, de 17 anos, compartilhou sua emoção por estar em um avião pela primeira vez.
“Eu acho que, por enquanto, é uma ansiedade positiva para saber se vai dar tudo certo para gente chegar lá. É mais empolgação de fazer a prova e de viver toda a experiência. Acho que para todo mundo aqui é a primeira vez indo para fora do país e viajando de avião, então acho que é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Está todo mundo muito feliz.”
Andrade acredita que a participação dos alunos na competição internacional trará benefícios não só para eles, mas para toda a escola.
“Eu entendo que a experiência é muito válida. Acho que o mais importante para a gente é desenvolver nos outros alunos que estão na escola hoje a vontade de participar dessas competições também. Eu acho que não só a matemática, o objetivo da escola é ampliar isso para outras áreas de conhecimento e a gente conseguir buscar resultados bons em todos os setores, todos os campos”, afirmou.
Delegação mineira
Além dos alunos de Pouso Alegre, outros 28 estudantes mineiros de escolas de Belo Horizonte, Brasília de Minas e Raul Soares fazem parte da delegação mineira. No total, 87 estudantes brasileiros participam da competição.
A viagem será financiada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), com cobertura das passagens aéreas, hospedagem e alimentação para todos os estudantes e dos professores e servidores que os acompanharão.
Sobre a Olimpíada
O ITMC é promovido pela Thai Talent Training (Treinamento de Talentos Tailandeses), uma agência de educação em matemática. A competição contará com provas individuais em inglês, ressaltando a importância dos estudantes se dedicarem a diversas áreas do conhecimento. No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com a meta de despertar o interesse dos alunos por inovação, ciência e tecnologia.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas