Representantes do AP e PA discutem estratégias de prevenção da praga da mandioca


Reunião foi realizada em Belém-PA. Novas discussões serão realizadas com a presença de representantes do Governo Federal. Reunião entre representantes do AP e PA para discutir praga da mandioca
GEA/divulgação
O governo do Amapá, divulgou nesta terça-feira (18), que representantes do Amapá, Pará e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram de uma reunião técnica para discutir estratégias de prevenção da ‘vassoura de bruxa’ na mandioca nos dois estados.
A reunião aconteceu em Belém-PA e reuniu diversos órgãos ligados ao setor agrícola da Região Norte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Segundo o governo, as tratativas em conjunto iniciaram após o Mapa declarar estado de emergência fitossanitária nos estados, devido ao risco de surto da praga ‘Rhizoctonia theobromae’, conhecida como ‘vassoura de bruxa’ da mandioca.
O Amapá foi representado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) e pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap).
Segundo o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, já foram realizadas algumas medidas, como a barreira sanitária.
“Nesse encontro, iniciamos as tratativas para combater esta praga que já atinge plantações de mandioca em alguns municípios do Amapá. Repassamos aos demais órgãos que já realizamos algumas medidas, como barreira sanitária para impedir o transporte de sementes-maniva provenientes de regiões já atingidas pela praga. Agora, o assunto vai ter também a participação direta do Governo Federal”, explicou.
Medida sanitária
Foi estabelecida pela portaria nº 769, de 29 de janeiro de 2025, e terá validade de um ano. A doença foi identificada em 2024 pela Embrapa Amapá em plantios de mandioca nas terras indígenas de Oiapoque.
Novo encontro
Após os debates da primeira reunião ficou definido que haverá um encontro em Brasília (DF), com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, além do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil e órgãos do setor primário.
Praga da mandioca ‘Vassoura de Bruxa’ é discutida entre representantes do AP e PA
GEA/divulgação
Mudança nas plantas
Os principais sintomas causados nas plantas, afetadas pela praga, são ramos deformados e secos, nanismo, brotos fracos e finos nos caules, além de clorose, murcha e morte das plantas.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.