![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/img-1940.jpeg)
O governo estadual deu início à obra de revitalização e limpeza fluvial do Rio Itajaí do Oeste, no município de Rio do Oeste, com um investimento de R$ 6,5 milhões. A ordem de serviço foi emitida no dia 23 de janeiro, e as obras começaram em 10 de fevereiro, com prazo de conclusão previsto para até 8 meses.
![Obras vão prevenir enchentes](https://static.ndmais.com.br/2025/02/img-1940-800x480.jpeg)
Obras visam prevenir enchentes na região – Foto: Governo de SC/Divulgação/ND
O projeto abrange 7,8 km de leito fluvial, sendo 6,4 km no trecho do Rio Itajaí do Oeste e 1,4 km no Rio das Pombas.
Revitalização visa prevenir enchentes
O principal objetivo da obra é melhorar o fluxo das águas e prevenir as enchentes recorrentes que causam danos à população e à economia local.
O plano de intervenção inclui a limpeza do leito dos rios, a remoção de sedimentos acumulados ao longo dos anos e a melhoria da drenagem, restaurando a capacidade de escoamento e evitando novos episódios de inundações.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/rio-itajai-oeste-800x453.jpg)
Riscos de desastres serão reduzidos com a revitalização – Foto: Google Street View/ND
Segundo engenheiros da Proteção e Defesa Civil, a revitalização é essencial para reduzir os riscos de desastres naturais no futuro, além de melhorar a qualidade de vida da população local. A obra, com vigência contratual de 12 meses, traz esperança para os moradores de Rio do Oeste, que sofrem com as consequências das enchentes há anos.