Caetano Veloso (à esquerda) e Ritchie na gravação do clipe originado do single ‘Shy moon’
Alessandra Tolc / Divulgação
Capa do single ‘Shy moon 2025’, de Ritchie & Caetano Veloso
Arte de Alexandre Arrabal & Eduardo Seabra
♫ NOTÍCIA
♪ Com o cancelamento do lançamento do single Fala de Ritchie com Ney Matogrosso, por questões relativas a direitos autorais, optou-se por promover o próximo álbum de Ritchie com o registro de Shy moon.
Composta em inglês por Caetano Veloso em bar próximo do Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador (BA), a canção Shy moon surgiu quando, ao mirar a lua, veio à mente do compositor a expressão ‘shy moon’ – lua tímida, em bom português.
Então inédita, a música entrou no roteiro do show Velô antes de ser gravada no homônimo álbum de 1984 em que Caetano Veloso se reaproximou do rock. Como Ritchie tinha visto o show e dito a Caetano no camarim que adorara a canção, o artista baiano tempos depois convidou o cantor inglês para gravar Shy moon no disco.
Na época, Ritchie tinha se tornado popstar no Brasil por conta dos sucessivos hits do álbum blockbuster Voo de coração (1983), o que contribuiu para dar visibilidade nacional à música de Caetano.
Quarenta anos depois de a gravação ter se tornado um dos hits radiofônicos do álbum Velô, Shy moon volta a ganhar a voz de Ritchie em novo dueto com Caetano.
Com capa que expõe arte criada por Alexandre Arrabal & Eduardo Seabra, o single Shy moon aterrissa amanhã, 14 de fevereiro, nas plataformas de áudio, iluminada pelo canto maturado dos artistas e por grandioso arranjo que combina toques progressivos e elementos de música celta, evocada pelas flautas tocadas por Hugo Hori e o próprio Ritchie.
A produção musical do fonograma é assinada por Ritchie com Eron Guarnieri (teclados e programações) e Renato Galozzi (guitarra, violão e programações). Com produção executiva de Steve Altit, o single Shy moon chega ao mundo em edição da gravadora Biscoito Fino com mixagem e masterização de João Milliet.
Shy moon integra o roteiro do próximo show de Ritchie, E a vida continua, programado para entrar em cena em 15 de março na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ), ponto de partida da próxima turnê nacional do artista.
Caetano Veloso (à esquerda) e Ritchie refazem dueto de 1984
Alessandra Tolc / Divulgação
Ritchie volta a iluminar ‘Shy moon’ com Caetano Veloso 40 anos após sucesso do dueto dos artistas no álbum ‘Velô’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.