Paciente é mulher de 35 anos que, segundo a Sesau, apresentou os primeiros sintomas no fim de janeiro. Dengue tipo 3 não era registrada desde 2007 em Campo Grande.
Reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande confirmou nesta segunda-feira (10) o primeiro caso de dengue tipo 3 após quase duas décadas sem registro da doença.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
De acordo com a pasta, o caso foi confirmado em uma mulher de 35 anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 23 de janeiro que teve boa evolução de saúde e não precisou ficar internada.
Com a confirmação, a secretaria afirmou que o caso reacende um alerta para a população em relação aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Ainda segundo a Sesau, o último registro do sorotipo 3 em Campo Grande ocorreu em 2007.
Para evitar a prolieferação do mosquito Aedes aegypti, a orientação é manter quintais limpos, eliminando focos de água parada e não jogar lixos em terrenos baldios.
Vacina contra a dengue
Em Campo Grande é disponibilizada a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
De acordo com a Sesau, a vacinação desse público tem ficado abaixo da meta, já que dos 61 mil crianças e adolescente dessa faixa etária, somente 20 mil tomaram a vacina.
Sintomas
Entre os principais sintomas da dengue estão febre alta (39ºC e 40ºC) e repentina associadas a outros sintomas como:
Dor de cabeça
Prostração
Dores musculares e/ou articulares
Dor atrás dos olhos
Em caso de suspeita da doença, a orientação é procurar pelo serviço de saúde.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: