![](https://static.ndmais.com.br/2023/05/medium-shot-woman-yawning-kitchen-scaled.jpg)
No verão, quando as temperaturas sobem, o ar condicionado torna-se um aliado indispensável. No entanto, o uso indevido pode causar alguns desconforto, como congestão, dor de garganta, pele seca e até dores musculares. Para usar o aparelho sem comprometer a saúde, é fundamental evitar alguns erros.
![dor de garganta Mulher com dor de garganta por causa do ar condicionado](https://static.ndmais.com.br/2023/05/medium-shot-woman-yawning-kitchen-800x534.jpg)
Algumas maneiras de usar o ar condicionado pode causar dor de garganta e outros desconfortos – Foto: Freepik/ND
1. Definir a temperatura muito baixa
Um dos erros mais frequentes é colocar o ar em temperaturas muito baixas. Além de gastar mais energia, pode afetar a saúde do sistema imunológico devido ao choque térmico de sair de um ambiente muito frio, para outro muito quente.
O ideal é manter a temperatura entre 24°C e 26°C, uma faixa que refresca sem afetar a saúde.
2. Não limpar os filtros regularmente
Os filtros do ar condicionado coletam poeira, bactérias e fungos que podem causar alergias e problemas respiratórios. Se não forem limpos regularmente, o ar que circula no ambiente não será filtrado corretamente.
O recomendado é fazer a higiene no filtro pelo menos uma vez por mês para evitar o acúmulo de sujeiras.
![ar condicionado ar condicionado](https://static.ndmais.com.br/2024/10/ar-condicionado-800x533.jpg)
Filtro do aparelho deve ser higienizado com frequência – Foto: Freepik/Reprodução
3. Fluxo de ar direto para o corpo
Receber o jato de ar que sai do ar condicionado diretamente no rosto ou no corpo pode levar a rigidez muscular, dores nas articulações e problemas respiratórios.
Para evitar isso, é aconselhável colocar as grades do aparelho em direção ao teto ou distribuir o fluxo de ar uniformemente no quarto.
4. Fique em ambientes fechados sem ventilação
Manter o ar condicionado ligado o dia todo sem renovar o ar pode gerar um acúmulo de germes e diminuir a qualidade do oxigênio no ambiente. O ideal é abrir portas e janelas pelo menos uma vez por dia para permitir a circulação de ar fresco.