![](https://s2-g1.glbimg.com/2y5h5Yn-LdFHrk-yxrLaOdN12bM=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/x/tkkPM5TOAlFsYvtmVWjA/ufopa-tapajos-nova.jpg)
Processos seletivos visam a garantir o acesso e a permanência das populações indígenas e das comunidades quilombolas no ensino superior. Unidade Tapajós do campus Santarém da Ufopa
Comunicação Ufopa
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou nesta sexta-feira (7), os resultados e as listas de aprovados dos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) 2025. Os aprovados deverão ficar atentos para a próxima etapa, que consiste na habilitação ao vínculo institucional por meio da entrega presencial dos documentos obrigatórios, que será realizada no período de 17 a 21 de fevereiro.
Confira AQUI a lista dos candidatos aprovados no PSE Indígena 2025
Confira AQUI a lista dos candidatos aprovados no PSE Quilombola 2025
“É com grande satisfação que divulgamos o resultado dos processos seletivos especiais indígena e quilombola. São mais de 150 alunos indígenas e 101 alunos quilombolas que virão fazer parte dos cursos existentes na nossa universidade”, comemorou a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier.
Segundo a reitora, serão ofertadas 50 novas vagas para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena e também para os novos cursos de Agronomia e Medicina.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Os dois processos seletivos visam a garantir o acesso e a permanência das populações indígenas e das comunidades quilombolas no ensino superior, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e educacionais.
“O PSEI e o PSEQ são fundamentais para a política de inclusão e de diversidade da universidade. Esses processos seletivos garantem o acesso de estudantes indígenas e quilombolas ao ensino superior, reconhecendo a importância da diversidade étnico-cultural da região amazônica e promovendo a equidade educacional”, afirmou a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Carla Paxiúba.
Para 2025, o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) contou com 566 inscritos concorrendo a 151 vagas para todos os cursos de graduação da Ufopa. A novidade deste ano foi a abertura de 50 vagas para a primeira turma da Licenciatura Intercultural Indígena, que será ofertada em Santarém (PA) pelo Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII).
O processo seletivo também garantiu a reserva de duas vagas para indígenas no recém-criado curso de Medicina, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco); e mais duas vagas para o também recém-criado curso de Agronomia do Campus Monte Alegre.
Modalidade de ingresso voltada exclusivamente para candidatos que comprovem sua condição de indígenas, o PSEI visa a garantir o acesso e a permanência de estudantes indígenas na instituição, respeitando suas especificidades culturais e sociais. A seleção consiste de uma prova escrita de redação em língua portuguesa e entrevista.
Com 101 vagas ofertadas e 463 inscritos, o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) é uma modalidade de ingresso destinada a candidatos autodeclarados quilombolas. A seleção é constituída de prova objetiva e discursiva em língua portuguesa feita presencialmente pelos candidatos. O processo busca promover a inclusão e a diversidade na instituição, garantindo o acesso de comunidades tradicionais ao ensino superior.
Para este ano, o certame contou com 463 inscrições homologadas. Também foram reservadas para candidatos quilombolas duas vagas para Medicina e duas vagas para Agronomia do Campus Monte Alegre.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região