![](https://s2-g1.glbimg.com/FJlnM6-cN_nUwb-Nut4nsZWEkJs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/f/t0akOnQ8K4AO4ivdnoiQ/ap25037842906848.jpg)
Autoridades desconfiam de contaminação por anilina, uma substância tóxica usada em corantes e medicamentos. Há várias indústrias na região. Vista aérea mostra córrego ‘Sarandi’ vermelho na região de Buenos Aires
AP Photo/Rodrigo Abd
Um córrego que atravessa uma área populosa nos arredores de Buenos Aires, na Argentina, ficou vermelho na quinta-feira (6), gerando suspeitas de despejo de produtos químicos industriais. Veja FOTOS mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O córrego fica no município de Avellaneda, a menos de 10 km do centro de Buenos Aires. A região tem várias indústrias que transformam peles de animais em couro por meio de produtos químicos.
Imagens da água vermelha, capturadas por moradores, se espalharam rapidamente nas redes sociais, evocando uma cena apocalíptica.
María Ducomls, que mora na região, disse ter acordado cedo sentindo o cheiro forte da água.
“Às 5h30, já tínhamos um incinerador de resíduos especiais e perigosos lançando poluentes no ar”, disse ela à Associated Press. Pouco depois, notou o riacho: “Parece um fluxo de sangue. Nunca o vimos assim”, afirmou.
Autoridades do município de Avellaneda suspeitam da presença de anilina, uma substância tóxica usada em corantes e medicamentos.
Após a coleta de amostras da água, eles apresentaram uma denúncia ao Ministério de Infraestrutura e Serviços Públicos da província de Buenos Aires, que conduzirá uma investigação.
Moradores relatam que o riacho já apresentou diversas cores incomuns no passado — como cinza, verde, violeta, azul e marrom — muitas vezes com uma superfície oleosa.
Ainda segundo os moradores, várias reclamações contra empresas da região foram registradas desde a década de 1990, sendo que muitos casos continuam sendo investigados.
Veja FOTOS a seguir
VÍDEOS: mais assistidos do g1