Atrações nacionais agitam Carnaval Vem Pro Mar em São Luís

Ivete Sangalo, Belo, Annita, Jorge e Mateus são nomes que devem atrair multidões e aquecer a cultura, o empreendedorismo e o turismo no MA O Circuito Vem pro Mar, que integra o Carnaval do Maranhão 2025, está em sua terceira edição e se destaca por aliar diversão ao ar livre, diante da praia. Com uma programação rica em atrações nacionais e locais, o circuito combina folia, cultura, segurança e inclusão, transformando a orla da Avenida Litorânea em um epicentro de alegria.
A singularidade de um carnaval praiano, com a presença de trios elétricos durante o dia, é garantida novamente pelo Governo do Estado do Maranhão que, em parceria com a iniciativa privada, promove a vinda de atrações nacionais e o fortalecimento da economia e do turismo locais.
Serão mais de nove trios elétricos com rotação de apresentações ao longo dos seis dias de folia. Por serem estruturas móveis, os trios criam uma movimentação constante do público ao longo do percurso, permitindo que os foliões sigam as apresentações de suas preferências e experimentem diferentes momentos da festa.
Além disso, o uso dos trios agrega valor ao evento ao permitir que diversos gêneros musicais e artistas locais e nacionais sejam apresentados gratuitamente, de maneira inclusiva, democratizando o acesso ao espetáculo. Esse formato estimula um giro natural e uma renovação de público a cada apresentação.
Ao longo dos dias de folia, o público poderá acompanhar apresentações de grandes nomes da música brasileira, como: Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Jorge e Mateus, Glória Groove, Anitta, Xandy Avião, Nattan, além de artistas maranhenses, como Bicho Terra, Mix in Brazil, Argumento, Fabrícia e Os Tropix.
Infraestrutura
O circuito conta com arquibancadas acessíveis projetadas para atender pessoas com deficiência, idosos, gestantes e famílias com crianças, garantindo conforto e segurança, caminhões-pipas para hidratação e hospitais de campanha.
Os ambulantes e pequenos empreendedores também terão espaço garantido para comercializar seus produtos, assim como o programa Mais Renda, que fomenta o empreendedorismo local.
Para o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, a consagração do Circuito Vem pro Mar é resultado da união de acessibilidade, segurança, valorização cultural e compromisso com cada maranhense que prestigia o circuito. “O Circuito Vem pro Mar é mais do que uma celebração, é um encontro de culturas, tradições e inclusão, alinhado à determinação do governador Carlos Brandão de tornar o Carnaval do Maranhão um exemplo de acessibilidade, segurança e valorização cultural”, afirmou Yuri.
De acordo com o secretário, a Avenida Litorânea foi transformada em um espaço democrático, onde a diversidade do povo e a beleza natural da orla se unem em uma experiência única. “Com uma programação pensada para acolher a todos os públicos, reforçamos o compromisso do Governo do Maranhão em promover um carnaval acessível, seguro e marcante, que valoriza nossa identidade e movimenta a economia local”, completou.
Serviços e segurança
O circuito possuirá dois hospitais de campanha e postos de atendimento para garantir suporte médico imediato aos foliões, além de uma integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros para assegurar a ordem e a tranquilidade durante a festa.
Durante todo o circuito, torres de observação serão montadas para proporcionar uma visão geral panorâmica da folia. O policiamento especializado estará localizado próximo a paradas de ônibus e principais entradas e saídas de acesso. Patrulhas montadas motorizadas e de choque também reforçarão o sistema de segurança.
A patrulha Maria da Penha receberá reforços e diversos QRcodes estarão espalhados em pontos estratégicos e de boa visibilidade ao longo do circuito. “Todo esse planejamento de segurança está sendo feito para todo o estado, de maneira proporcional, já que o governador Carlos Brandão trabalha de forma municipalista e contaremos com o sistema de segurança de cada município. A proposta é assegurar que seja uma festa segura para todos”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Pitágoras Mendes Nunes.
Toda a estrutura foi planejada para acolher mais de três milhões de pessoas ao longo do período, demonstrando o compromisso do Circuito Vem pro Mar em aliar celebração e cuidado para consolidar o evento como uma referência em planejamento e segurança no Maranhão.
Horário e acessibilidade
O Circuito Vem pro Mar estimula um formato de Carnaval que começa ainda de dia, permite maior inclusão com um ambiente mais acessível para famílias e pessoas de diferentes idades, reforçando o compromisso com a democratização da maior festa popular do estado.
A instalação de arquibancada acessível no Circuito Litorânea do Carnaval 2025 é uma iniciativa fundamental para garantir a inclusão e a democratização do evento. Trata-se de área de acesso gratuito e direcionado ao público que necessita de um espaço de menor aglomeração, como pessoas com deficiência, idosos, gestantes e famílias com crianças pequenas, pois assegura que todos possam participar da maior festa popular do estado com conforto, segurança e dignidade.
A estrutura da arquibancada acessível proporciona uma visão privilegiada das apresentações, permitindo que o público desfrute do espetáculo em condições adequadas às suas necessidades. Além disso, a presença de uma equipe de colaboradores treinados no local é indispensável para oferecer suporte, orientação e assistência personalizada, para uma experiência positiva e acolhedora.
Atrações nacionais agitam Carnaval vem Pro Mar em São Luís
Programação do Circuito Vem Pro Mar:
2/2: Feijoada Completa, Fabrícia, Bicho Terra, Psirico e Tomate
7/2: Confraria do Copo, CDC, Ivete Sangalo, TDN e Mix in Brazil
9/2: Jegue Folia, Erick Andrade, Andson Mendonça, Márcia Felipe e Henry Freitas
16/2: Máquina de Descascar Alho, Nanda Furttado, Bruno Shinoda, Nuzio e Banda Eva
23/2: Samba da Tamarineira, Marcio Kizoeira, Thais Moreno, Argumento e Belo
27/2: Felipe Amorim e Jorge & Mateus
28/2: Gloria Groove, Xanddy Harmonia e Ávine Vinny
1/3: Bloco da Anitta, Chiclete com Banana e Kaka e Pedrinho
2/3: Nattan, Mateus Ximenes e Léo Foguete
3/3: Xand Avião, Jonas Esticado e Marcynho Sensação
4/3: Wesley Safadão, Durval Lelys, Mari Fernandes e Zé Vaqueiro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.