Um movimento inédito! ONU ativa protocolo de segurança planetária, estabelecido para situações de risco de colisão com corpos celestes com a Terra. O alerta foi dado após a descoberta do asteroide 2024 YR4, um objeto espacial com diâmetro espacial entre 40 e 100 metros, que apresenta uma probabilidade superior a 1% de impactar o nosso planeta.
Para quem não sabe, esse protocolo foi criado pela ONU para situações em que a probabilidade de impacto de um asteroide seja maior que 1%. A recente avaliação indicou uma chance de 1,3% de que o asteroide 2024 YR4 colida com a Terra no dia 22 de dezembro de 2032, conforme apontaram especialistas da IAWA (Red Internacional de Alerta de Asteroides.
O cálculo da probabilidade de impacto foi realizado por centros especializados, como o CNEOS (Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA) e o NEOCC (Centro de Coordenação de Objetos Próximos à Terra da Agência Espacial Europeia).
Vale ressaltar que essa chance tem aumentado nos últimos dias, chegando a 1,5%, o que intensificou a preocupação das agências espaciais, incluindo a NASA.
ONU ativa protocolo de segurança planetária
Com isso, equipes de Defesa Planetária, lideradas pela NASA e pela ESA (Agência Espacial Europeia), estão realizando reuniões para avaliar a situação e desenvolver estratégias de mitigação. Uma das possíveis medidas, caso o risco aumente, seria o desvio do asteroide, dependendo do seu tamanho.
Um estudo publicado no Journal of Space Defense, em 2023, destaca que, embora esses eventos sejam raros, a humanidade tem tomado medidas preventivas desde a década de 1990. A ESA, por exemplo, vem desenvolvendo tecnologias de detecção e desvio de objetos próximos à Terra como parte de seus esforços em defesa planetária.