![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/ministra-2.jpg)
Nas próximas semanas, o Governo Federal deverá lançar o novo CNU (Concurso Público Nacional Unificado). A informação foi confirmada pela ministra do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Esther Dweck, na manhã desta quarta-feira (5).
![Governo deve lançar novo CNU nas próximas semanas, afirma ministra Ninistra do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Esther Dweck, que anunciou novo CNU](https://static.ndmais.com.br/2025/02/ministra.jpeg)
Governo deve lançar novo CNU nas próximas semanas, afirma ministra – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
“A gente tem uma expectativa de lançar nas próximas semanas o novo edital. A gente espera, talvez, até o finalzinho do primeiro trimestre o edital. A prova, a gente gostaria de repetir em agosto”, afirmou Dweck durante o programa “Bom Dia, Ministra” transmitido pelo Canal Gov da Empresa Brasil de Comunicação.
A ministra adiantou que o concurso deverá abrir vagas para duas novas carreiras do serviço público federal: uma ligada à área de defesa, justiça e segurança, e outra de desenvolvimento socioeconômico.
Segundo Dweck, os cargos são de nível superior e com remuneração inicial da carreira a partir de R$ 9 mil, podendo alcançar até R$ 22 mil.
A ministra ainda afirmou que poucos concursos serão aprovados neste momento, devido ao atraso na aprovação da LOA [Lei Orçamentária Anual]. A previsão é que a votação, no Congresso Nacional, ocorra no dia 10 de março.
Edição atual do CNU
Esther Dweck ainda explicou que o novo concurso não atrapalha a convocação do certame em vigor, que tem validade de um ano, e pode ser prorrogável.
Nesta primeira edição do CNU, foram ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos e entidades. O resultado foi divulgado às 10h desta terça-feira (4), após recomendação do MPF (Ministério Público Federal) em adiar o anúncio por “falhas no cumprimento das regras para cotas raciais”.
*Com informações de Agência GOV e R7.