Na astrologia, os signos podem ser classificados de acordo com os quatro elementos: fogo, água, terra e ar. Cada um desses elementos possui características em comum, que influenciam na personalidade e comportamento de cada indivíduo.
Segundo a astróloga Maria Talismã, o excesso ou a falta de um desses elementos no mapa astral pode gerar um desequilíbrio, influenciando diretamente aspectos emocionais e práticos da vida.
Nosso mapa astral é composto por diversos planetas e astros, como Sol, Lua, Vênus, Mercúrio e Marte, que interagem entre si. Por exemplo, uma pessoa pode ter o Sol em Aquário, mas ter a Lua em Câncer, o ascendente em Peixes, Vênus em Peixes e Marte em Escorpião.
Veja as características de terra e ar
Terra (Touro, Virgem e Capricórnio)
Provoca excesso de preocupação, insegurança e ceticismo. Quem tem muito elemento terra no mapa tende a resistir a mudanças e ser extremamente desconfiado. Pode gerar falta de direcionamento na vida, dificuldades para iniciar e concluir projetos, além de problemas financeiros.
Características:
- São práticos, realistas e pés no chão.
- Valorizam estabilidade, segurança e planejamento.
- Trabalham com dedicação e constroem as coisas com paciência.
- Podem ser teimosos e avessos a mudanças, mas são extremamente confiáveis.
Ar (Gêmeos, Libra e Aquário)
Traz ansiedade, insônia e uma mente inquieta. Quem tem muito ar no mapa pode ter dificuldades em relações sérias e demonstrar arrogância intelectual. Resulta em dificuldades de aprendizado e raciocínio lógico, além de timidez extrema e insegurança nas interações sociais.
Características:
- São mentais, comunicativos e sociáveis.
- Gostam de ideias novas, conversas e movimento.
- Valorizam a liberdade e podem ter dificuldade com rotinas rígidas.
- Podem parecer distantes emocionalmente, mas são ótimos estrategistas e pensadores.
Enquanto a Terra foca no concreto e no palpável, o Ar vive no mundo das ideias e da comunicação. Juntos, podem se complementar ou se estranhar: a Terra acha o Ar disperso, e o Ar acha a Terra rígida demais!
“Cada pessoa possui uma combinação única de influências astrais. Quando identificamos os excessos e carências, conseguimos trabalhar melhor as áreas que precisam de atenção e desenvolvimento”, conclui a astróloga.