Dois pesquisadores estavam observando o martim-pescador em um rio na região de La Alcarria, na Espanha, quando fizeram uma descoberta.
Enquanto monitoravam a ave, avistaram um animal que não era visto na área há séculos: um castor atravessando o rio.
O flagrante ocorreu no rio Tejo, em Guadalajara, onde os pesquisadores Marco Ansón e Celia García Prendes encontrara os castores.
Essa espécie de animal é nativa, mas está considerada extinta há séculos e atualmente está listada como protegida pela União Europeia.
“Eu sabia que era o primeiro registro de um castor naquela bacia porque até então eles não tinham detectado”, comentou o pesquisador Marco Ansón.
Pesquisa foi iniciada para observar a espécie de animal
Segundo o portal espanhol Cadena SER, após este primeiro avistamento, foi iniciado uma investigação sobre os castores na bacia do Tejo.
A pesquisa está sendo organizada pelos membros do Centro de Estudos Animais, um grupo de profissionais de zoologia que trabalham de forma independente desenvolvendo pesquisas e divulgações.
Até o momento, foram localizado três grupos populacionais da espécie desses animais, embora a pesquisa ainda não saiba o número exato.