Em 2024, o Vale do Itajaí se consolidou como a região de Santa Catarina com o maior número de novos negócios, registrando a criação de 74.237 CNPJs, o que representa cerca de 30% do total de 250.508 empresas abertas no estado.
A região, com forte presença de setores como indústria, comércio e turismo, tem se destacado também na geração de empregos, sendo a maior responsável pela abertura de vagas no período.
Blumenau lidera ranking de abertura de empresas
Blumenau se destacou como o município que mais contribuiu para esse desempenho, com a abertura de 13.458 novos negócios. Junto com Itajaí, que criou 13.104 CNPJs, Blumenau lidera a atração de empreendedores na região, seguida de Balneário Camboriú, com 7.698 empresas.
Brusque e Camboriú completam o top 5, com 4.690 e 4.383 novas empresas, respectivamente. Outras cidades como Itapema, Navegantes, Rio do Sul e Gaspar também desempenharam papéis importantes nesse crescimento.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o forte desempenho do Vale do Itajaí é impulsionado pela competitividade do complexo portuário de Itajaí, pela vocação industrial da região e pelos atrativos turísticos.
No entanto, ele ressalta que o crescimento do número de empresas não é exclusivo do Vale, pois todas as regiões do estado mostraram forte alta na abertura de novos negócios em 2024. “Isso reflete o aquecimento da economia catarinense e o fortalecimento do mercado de trabalho”, comentou.
Ranking das regiões catarinenses na criação de empresas
Com 74.237 novos CNPJs, o Vale do Itajaí lidera a abertura de empresas em Santa Catarina. A Grande Florianópolis ocupa o segundo lugar, com 59.840 registros, seguida pelas regiões Norte (47.284 novos negócios) e Sul (28.194). O Oeste (24.971), o Meio-Oeste (9.687) e a Serra (6.295) fecham a lista.
Fernando Baldissera, presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), destacou que o Governo do Estado tem adotado medidas para facilitar a abertura de empresas, simplificando processos e criando um ambiente favorável ao empreendedorismo. “Esses esforços não só fomentam o crescimento econômico, como também geram mais oportunidades de emprego e renda para os catarinenses”, afirmou.
MEIs são a maioria dos CNPJs
A maioria das novas empresas abertas em 2024 no estado é composta por negócios dos setores de comércio, transporte, indústria de transformação e serviços administrativos e profissionais.
Além disso, mais de 70% dos CNPJs registrados são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Atualmente, Santa Catarina conta com mais de 1,48 milhões de empresas ativas, refletindo o dinamismo e a força do empreendedorismo no estado.