Objetivo da Prefeitura é imunizar 95% do público-alvo. Atualmente, 44% das pessoas receberam a vacina na cidade. Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
A Prefeitura de Jacareí anunciou que deu início, nesta segunda-feira (3), à campanha de vacinação contra a febre amarela na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é imunizar 95% do público-alvo.
O percentual estabelecido pela Prefeitura corresponde a um total de 110 mil pessoas na cidade. Apesar de a meta ser 95%, a administração disse que, atualmente, 44% do público-alvo tomou a vacina.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a Prefeitura, a campanha faz parte de uma estratégia do governo estadual e as vacinas serão oferecidas até o dia 24 de fevereiro.
Na cidade, a vacinação é realizada nas 19 Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A vacinação é gratuita e é recomendada para todas as pessoas a partir de 9 meses de idade. Para se vacinar, é necessário comparecer a uma unidade de saúde com documento com foto, o cartão SUS e a carteira de vacinação.
A Prefeitura informou ainda que vai realizar busca ativa das carteirinhas de pessoas que ainda não estão imunizadas em zonas rurais da cidade, como Igarapés, Parque Meia-Lua, Rio Comprido e Pagador de Andrade.
Transmissão 🦟
👉 Os macacos não transmitem a doença. A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados. A doença não é contagiosa, ou seja, não é passada de pessoa para pessoa.
Em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus.
No meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, que é o mesmo da dengue.
Sintomas 🤒
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
Início súbito de febre;
Calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Dores nas costas;
Dores no corpo em geral;
Náuseas e vômitos;
Fadiga;
Fraqueza.
Vacinação contra febre amarela em São José dos Campos
Febre amarela na região
No Vale do Paraíba e região bragantina, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que duas pessoas foram diagnosticadas com febre amarela após passarem por Joanópolis (SP).
Segundo a secretaria, os casos são tratados como infecção provável em Joanópolis, pois não é possível afirmar onde eles contraíram a doença.
No ano passado, foram registrados dois casos humanos de febre amarela em todo o estado de São Paulo: um autóctone (contraído no próprio local onde o paciente vivia) e outro importado (trazido de fora), que resultou em morte.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina