Comunicador havia sido transferido de Rio Branco para Hospital de Base Rio Preto no último dia 5 de janeiro. Ele não resistiu a fibrose e hipertensão pulmonar e faleceu na madrugada deste domingo (2). Governador do Acre, Gladson Cameli, divulgou nota lamentando morte. Douglas Richer lutava contra fibrose pulmonar e hipertensão pulmonar
Arquivo pessoal
O jornalista e influenciador digital, Douglas Richer, morreu na madrugada deste domingo (2), por complicações de fibrose pulmonar e hipertensão pulmonar descobertas em novembro. Ele havia sido transferido de Rio Branco para o hospital Hospital de Base Rio Preto, em São Paulo, no dia 5 de janeiro, onde fazia tratamento desde então.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O governador do Acre, Gladson Cameli, divulgou uma nota lamentando a morte e oferecendo sentimentos à família, aos amigos e a todos que tiveram o “privilégio de conhecê-lo”. (Confira a nota completa abaixo)
Em suas redes sociais, no dia 1 de janeiro de 2025, o Douglas Richer compartilhou que foi diagnosticado no dia 21 de novembro de 2024 com fibrose e hipertensão pulmonar. Já no dia 4 de janeiro ele postou um vídeo muito emocionado, pedindo orações, afirmando que estava com dificuldades de respirar e que apresentava crises respiratórias, precisando de aparelhos.
Ele ainda agradeceu as mensagens e compartilhamentos sobre as notícias de sua doença. Também no vídeo, o jornalista deu depoimento dizendo que havia descoberto a doença recentemente e que somente 25% do seu pulmão estaria funcionando. Ele anunciou que viajaria no dia 5 para São Paulo para continuar o tratamento.
O comunicador ainda postou alguns destaques em sua conta pessoal falando sobre sua luta pela cura das doenças. No dia 26 de janeiro, uma semana antes de falecer, Douglas fez a última atualização sobre sua saúde, onde mostrou uma saída do quarto do hospital junto com a equipe médica. Ele morreu no Hospital de Base Rio Preto, em São Paulo, nesta madrugada (2).
Jornalista compartilhava sua rotina com doenças e se mantinha otimista por melhora
Arquivo pessoal
Doenças
A fibrose pulmonar pode levar à hipertensão pulmonar, uma doença que aumenta a pressão arterial nas artérias dos pulmões A hipertensão pulmonar pode ser uma complicação da fibrose pulmonar e pode ser fatal.
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a fibrose pulmonar idiopática é uma forma crônica e progressiva de pneumonia; ou seja, uma forma da doença que não se cura rapidamente e avança pelos pulmões.
A doença também causa fibroses (cicatrizes) nos pulmões, que levam ao endurecimento dos tecidos pulmonares, dificultando assim a respiração. Ainda segundo o MS, o termo idiopático, que dá nome à doença, é utilizado quando as causas da enfermidade são desconhecidas.
A hipertensão Pulmonar tem difícil diagnóstico e acompanhamento delicado, segundo a médica Margareth Dalcomo. Muitas vezes, o transplante de pulmão é necessário.
Nota de pesar pelo governador do Acre
“É com profundo pesar que recebo a triste notícia do falecimento do meu amigo Douglas Richer. Neste momento de dor, expresso meus mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Douglas sempre será lembrado pelo seu carisma e pela dedicação com que viveu sua jornada. Sua partida deixa uma lacuna imensurável, mas seu jeito único permanecerá vivo em nossas memórias.
Que Deus conforte o coração de todos que choram essa perda irreparável. Descanse em paz, meu amigo.
Gladson Cameli, Governador”
Governador do Acre lamentou morte de jornalista
Arquivo pessoal
VÍDEOS: g1