Presentes de nações amigas fazem parte da paisagem de Brasília; conheça obras que vieram de outros países para o DF


Sinos da Catedral de Brasília são da Espanha, monumento da França aparece na entrada da região de Santa Maria, relógio do Japão está na praça de Taguatinga. G1 fez lista de obras estrangeiras espalhadas pela capital. Veja monumentos do DF que vieram de outros países, como presentes doados por nações amigas.
reprodução
Um relógio do Japão em Taguatinga ou um monumento da França – que ficou conhecido como “Chifrudo” – na entrada da região de Santa Maria. Presentes de nações amigas se destacam na paisagem do Distrito Federal. 🎁😯
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
O g1 separou cinco obras doadas por outros países para você conhecer:
Estátua da Itália no Palácio do Buriti, sede do governo do DF
Sinos da Espanha na Catedral de Brasília
Monumento da França em Santa Maria
Relógio do Japão em Taguatinga
Escultura da Índia no Parque da Cidade
Estátua da Itália no Buriti
Escultura “Loba romana” no Buriti, em Brasília
rTV Globo/ Reprodução
O Palácio do Buriti – sede do governo do Distrito Federal – tem uma estátua de bronze de uma loba com dois meninos gêmeos. A estátua se chama “Loba romana” e fica na entrada principal do prédio.
Ela é um presente de Roma, capital da Itália, entregue em 1960, parabenizando pela inauguração da nova capital do Brasil. A obra é uma réplica da que está no Museu Capitolino, em Roma e faz alusão à lenda sobre a fundação de Roma.
🔎 Criação de Roma: de forma resumida, a lenda conta que os gêmeos Rômulo e Remo foram jogados em um rio, e salvos e amamentados por uma loba. Rômulo viria a se tornar o fundador da cidade de Roma e o seu primeiro rei. A imagem dos personagens é um símbolo da capital italiana.
👉A estátua também celebra o fato de que Roma e Brasília fazem aniversário no mesmo dia: 21 de abril.
Sinos da Espanha na Catedral
Catedral Metropolitana e estrutura com sinos, em Brasília.
Joel Rodrigues/Agência Brasília
Em celebração à construção da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Espanha presenteou Brasília com sinos de bronze, feitos em 1962.
A Catedral começou a ser construída em 1958 e foi inaugurada em 1970. Os sinos podem ser vistos logo na frente da Catedral.
Monumento da França em Santa Maria
Em 1967, a escultura Solarius foi doada pelo governo da França, em homenagem à construção de Brasília.
Arquivo Público do DF
O monumento “Solarius”, na BR-070 em Santa Maria, é popularmente chamado de “chifrudo”. A obra foi um presente da França.
Criada pelo artista Ange Falchi, ela foi inaugurada em novembro de 1967, em homenagem à nova capital do Brasil (veja foto acima).
Relógio do Japão em Taguatinga
A Praça do Relógio, localizada no centro de Taguatinga, é um dos pontos mais famosos da região
Mateus Vidigal/G1
Se você conhece a Praça do Relógio em Taguatinga, provavelmente já viu o enorme relógio que dá nome ao lugar (veja foto acima). Esse monumento foi um presente do Japão, mais especificamente da empresa Citizen Watch.
O relógio foi doado depois que o então presidente da empresa, Eiichi Yamada, visitou Brasília, em dezembro de 1970.
Escultura da Índia no Parque da Cidade
Busto de Mahatma Gandhi no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília.
Sandra Bethlem/reprodução
Um dos presentes mais recentes foi entregue em 2020 pela Índia. É um busto de Mahatma Gandhi (veja foto acima). A escultura fica no estacionamento 10 do Parque da Cidade e foi doada em homenagem aos 60 anos de Brasília e ao 150º aniversário do nascimento de Gandhi.
Índia comemora aniversário de 150 anos de Mahatma Gandhi
LEIA TAMBÉM:
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: Invasões na ditadura, aulas do pai de Kamala Harris e pioneira nas cotas; veja curiosidades sobre a UnB
CURIOSIDADES SOBRE JUSCELINO KUBITSCHEK: Primeiro sapato aos 10 anos, correspondências com Chico Xavier e exílio na ditadura; saiba mais sobre JK
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.