Aniversário de São Paulo: conheça a história da data

Cidade de São Paulo completa 471 anosDivulgação/Diogo Moreira/MáquinaCW/Governo do estado de São Paulo

Hoje, dia 25 de janeiro, é aniversário da cidade de São Paulo. A capital paulista celebra 471 anos desde sua fundação pelos jesuítas, no ano de 1554.

De um colégio para a catequização de indígenas à cidade mais rica do país e mais populosa da América Latina: conheça, a seguir, a história de São Paulo.

Origem

São Paulo surgiu no contexto da colonização portuguesa, como uma pequena missão jesuíta, liderada pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, para catequizar os indígenas que viviam nos arredores dos rios Anhangabaú e Tamanduateí. 

No alto da Serra do Mar, eles inauguraram o Colégio de São Paulo e Piratininga  no dia 25 de janeiro de 1554, data em que a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo. O centro de catequese logo que se tornou o ‘coração’ do centro urbano que surgiria nos séculos seguintes. 

Localizado estrategicamente entre o litoral e o interior, logo o pequeno núcleo colonial virou um ponto de passagem essencial para as expedições que desbravavam o território.

É o caso das bandeiras, as expedições organizadas pelos chamados ‘bandeirantes’, que atuaram no recém-descoberto território brasileiro ao longo dos séculos XVI e XVII. Essas missões contribuíram para a expansão territorial do país para além dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas. Ao mesmo tempo, custaram a vida de populações indígenas inteiras que viviam pela região, além da exploração acelerada das riquezas ambientais.

Ao longo dos anos, a região que se sustentava economicamente no plantio da mandioca, do milho e do feijão descobriu um novo produto: o café. Foi este o principal marco para a ‘virada econômica’ paulista, impulsionada pela Independência do país em 1822. Isso se deve não só à sua localização próxima ao litoral, como também pela chegada da ferrovia e dos imigrantes europeus e asiáticos no século XIX.

Foi no século XX que São Paulo se tornou o ‘berço comercial’ do Brasil, com a rápida urbanização e industrialização, acelerada pela chegada de imigrantes japoneses, italianos e libaneses – além dos migrantes de todas as regiões do país.

Programação do aniversário de SP 2025

Hoje, São Paulo é a maior cidade da América Latina, com 11,45 milhões de habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. Além disso, com um PIB de R$ 828,98 bilhões, é não só a cidade mais rica do estado, mas de todo o continente latino-americano.

No aniversário de 471 anos, a metrópole celebra sua história com uma programação especial promovida pela prefeitura. O evento começa no dia 24, com show de Paulo Miklos, às 19h, na Sala Adoniran Barbosa. No dia 25, às 19h, Geraldo Azevedo vai apresentar o show “Voz e Violão”.

No domingo, a cantora Maria Gadu se apresenta às 18h no Centro Cultural São Paulo. O evento é gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.