VÍDEO: ‘Ciclogênese explosiva’ atinge Irlanda com ventos devastadores de quase 200 km/h

A Irlanda viveu nesta sexta-feira (20) um dia catastrófico com a chegada da tempestade Éowyn, uma ciclogênese explosiva que trouxe rajadas de vento destrutivos. O ciclone bomba atingiu ventos de até 183 km/h, quebrando o recorde nacional de rajadas mais fortes registrado no país desde 1945, segundo o serviço meteorológico irlandês.

Ciclogênese explosiva trouxe ventos devastadores para a Irlanda

Ciclogênese explosiva atinge Irlanda e Reino Unido; Ciclone Éowyn traz ventos de quase 200 km/h – Foto: Paul Faith/AFP

A tempestade provocou centenas de milhares de cortes de energia, o fechamento de escolas e a suspensão de voos em toda a região. A estação meteorológica de Mace Head, responsável pelo registro do recorde, deixou de reportar dados após medir as rajadas, levantando suspeitas de que o equipamento foi danificado pela força do vento.

Ciclogênese explosiva avança do Atlântico e atinge ilhas britânicas

Além de estabelecer um novo recorde de ventos sustentados em 137 km/h, a tempestade Éowyn também trouxe a menor pressão atmosférica registrada na Irlanda do Norte desde 1900, com 948,1 hPa em Magilligan. Na Escócia, a pressão caiu para 941,5 hPa, um marco para o mês de janeiro desde 1995.

Fortes ventos causaram transtornos na Irlanda

Tempestade Éowyn deixou diversos locais sem energia elétrica – Foto: Andy Buchanan/AFP

O impacto da ciclogênese explosiva foi devastadora. Na Irlanda, árvores caídas bloquearam estradas, linhas de energia foram danificadas e uma pista de patinação no gelo em Dublin foi destruída. A Irlanda do Norte e a Escócia, ambas sob alerta máximo, fecharam escolas, cancelaram trens, voos e balsas.

Mais de 110 partidas e chegadas no Aeroporto de Dublin foram canceladas, enquanto aeroportos de Belfast, Aberdeen, Edimburgo e Glasgow também suspenderam suas operações. Na Escócia, ventos de até 149 km/h foram registrados em Gwynedd, no País de Gales, enquanto as autoridades alertavam para possíveis danos adicionais.

Ciclone bomba é considerado a ‘tempestade do século’

A tempestade Éowyn é classificada como um ciclone bomba devido à rápida queda de pressão atmosférica em seu centro – 50 hPa em apenas 24 horas, o dobro do mínimo necessário para essa designação. A formação foi impulsionada pela interação de uma massa de ar ártica vinda da América do Norte com ar quente e úmido de regiões tropicais.

Ciclone bomba atingiu as ilhas britânicas nesta sexta-feira (24)

Ciclone bomba que atingiu Irlanda e Reino Unido é considerado a ‘tempestade do século’ – Foto: Divulgação/Meteored

Michelle O’Neill, primeira-ministra da Irlanda do Norte, alertou que a tempestade representa uma “ameaça genuína à vida e à propriedade”. Ela pediu à população que respeite os alertas e evite deslocamentos desnecessários.

“Estamos pedindo ao público que seja muito seguro, muito cauteloso, e tome todas as precauções para garantir que não faça viagens desnecessárias. Por favor, fique em casa, se puder”, afirmou em entrevista à BBC.

Com a previsão de ventos fortes continuando nas próximas horas, o “ciclone do século” deixa um rastro de destruição e recordes históricos, reforçando a necessidade de atenção às mudanças climáticas e seus impactos.

Veja o momento em que a tempestade atinge a Irlanda


Ciclone Éowyn trouxe rajadas de vento devastadoras para a Irlanda – Vídeo: Clima & Radar Brasil/@climaeradar/Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.