O incêndio em Blumenau que devastou quase dez estabelecimentos comerciais na Rua XV de Novembro, na tarde desta quinta-feira (23), mobilizou 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários de cidades vizinhas, como Gaspar, Timbó e Indaial.
As cenas de chamas intensas e a corrida contra o tempo emocionaram quem acompanhava o trabalho das equipes, que lutaram incansavelmente para controlar o fogo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação foi desafiadora, já que o imóvel abrigava uma grande quantidade de roupas estocadas, material altamente inflamável. Mesmo com esforços conjuntos, os estragos foram significativos, deixando marcas profundas na tradicional Rua XV de Novembro.
Incêndio em Blumenau
O que teria causado o incêndio em Blumenau?
As causas do incêndio continuam sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Defesa Civil de Blumenau. De acordo com informações preliminares, a principal suspeita seria que o incêndio teria começado em um ar-condicionado instalado em um dos estabelecimentos comerciais.
Mas não há nada confirmado até o momento. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as investigações começaram nesta sexta-feira (24) e a previsão que demore de 20 a 30 dias para ser concluída.
Trânsito interrompido na Rua XV de Novembro
Como medida de segurança, a Prefeitura de Blumenau interditou o trecho da Rua XV de Novembro entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy.
A decisão foi baseada em avaliações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que identificaram riscos na estrutura dos imóveis atingidos.
Para minimizar os impactos no tráfego, os corredores de ônibus da Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio) e da Avenida Martin Luther foram liberados para veículos. A prefeitura orienta os motoristas a seguirem a sinalização e respeitarem as indicações dos agentes de trânsito.
Rota de Lazer será mantida
Apesar do incidente, a tradicional Rota de Lazer, que transforma parte da Rua XV de Novembro em um espaço exclusivo para pedestres e ciclistas, está confirmada para este domingo (26).
Das 8h às 19h, as atividades irão ocorrer em dois trechos: da Praça Dr. Blumenau até a Rua Padre Jacobs, e do Castelo da Havan até a Rua Amadeu da Luz. Agentes de trânsito estarão presentes para garantir a segurança e o bom andamento do evento.