Encontros com aranhas, na maioria dos casos, não representam um problema real para as pessoas. Porém, dependendo da espécie, algumas picadas de aranha podem ser perigosas e devem ser levadas a sério.
Espécies com as picadas de aranha mais comuns e perigosas
Segundo o Centro Nacional de Informação Biotecnológica dos Estados Unidos, existem mais de 40 mil espécies de aranhas espalhadas pelo mundo.
Porém, existem algumas espécies que as picadas de aranha acontecem com mais frequência e podem ser perigosas caso não tratadas.
De acordo com o Colégio Osteopático Americano de Dermatologia, a maioria das aranhas é pequena e as presas são curtas demais para penetrar a pele humana.
Por isso, muitas não representam perigo real para seres humanos. Porém, dependendo da intensidade do veneno do animal, caso não tratado, pode representar perigo. Por isso, em caso de picada por uma dessas espécies, é preciso procurar ajuda médica.
Aranha-Marrom
Dentro de sapatos, armários e na roupa de cama é preciso tomar cuidado redobrado para não topar com um pequeno predador: a aranha-marrom.
A espécie é encontrada atrás de móveis, dentro de sapatos, roupas, armários e roupa de cama. Segundo o aracnologista Antonio Brescovit, do Instituto Butantan, a aranha-marrom não costuma picar sem motivo, apenas quando se sente ameaçada.
É também responsável por uma das picadas de aranha mais venenosas do Brasil. “Pode causar até amputação do membro picado e também levar à morte”, revela Brescovit. Para tratar o veneno de uma picada de aranha-marrom, é recomendado o uso de corticoides e oxigênio hiperbárico.
Viúva-negra
Conhecidas como viúvas-negras, essas aranhas têm um corpo preto sem pelos. Podem ser reconhecidas por uma pequena marca avermelhada no abdômen.
Quando perturbada, principalmente quando tem seu saco de ovos ameaçado, a espécie pode atacar. A picada de uma viúva-negra pode ser identificada devido a forte dor no local, semelhante a uma picada de agulha.
Outros sintomas de picadas de aranha viúva-negra incluem câimbra e rigidez muscular. Assim que os sintomas aparecerem, é recomendado buscar ajuda médica profissional, para tratar picada o quanto antes.
O tratamento das vítimas da picada de viúva negra consiste no uso de relaxantes musculares, narcóticos, analgésicos, cálcio intravenoso e antídoto contra o veneno.
Armadeira
Com pernas compridas e coloração marrom, a aranha armadeira também está na lista das picadas de aranha mais comuns e perigosas.
Muitas vezes, podem ser encontradas embaixo de caixas e objetos. Sua picada causa dor intensa e insuficiência respiratória, caso não tratada. O veneno ataca principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como:
- Taquicardia;
- hipertensão;
- Salivação;
- Tontura;
- Distúrbios visuais e etc.
O tratamento da picada, diferente de outras espécies, não pode ser feito com narcóticos (remédios para diminuir a dor), já que podem piorar o problema respiratório. O recomendado por especialistas é buscar o antídoto como forma de tratar o envenenamento.
Aranha de funil
Com o título de aranha mais perigosa do mundo, a aranha de funil não poderia ficar de fora da lista. Naturalmente agressiva, a aranha de funil possui esse nome devido à forma afunilada de sua teia.
Seu veneno é um dos mais perigosos entre as aracnídeos. Além da dor, entre os sintomas sentidos após a picada estão:
- Coceira;
- Náusea;
- Vômitos;
- Lacrimejamento;
- Salivação;
- Pressão alta;
- Taquicardia e etc.
Para tratar o veneno, é preciso buscar ajuda médica ou especializada urgente. Geralmente, antídotos são usados no tratamento da picada da aranha de funil.