Após o anúncio das 3 indicações históricas, começa mais uma fase da campanha para conquistar os 10.500 membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Walter Salles e Fernanda Torres nos bastidores de ‘Ainda estou aqui’
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No dia 11 de fevereiro, abre a janela de votação final e durante uma semana, até 18 de fevereiro, os membros da Academia vão poder assinalar os melhores do ano. Nessa segunda fase, todos votam em todas as categorias.
Antes disso, o elenco de “Ainda Estou Aqui”, o diretor Walter Salles e os produtores, têm um tempo para investir nessa segunda fase da campanha. Porém, há muitas restrições impostas pela Academia para esse final da corrida, muito corpo-a-corpo não é mais permitido, mas alguns eventos já estão marcados.
No dia 7 de fevereiro acontece a premiação da Critics Choice Association, na qual o longa brasileiro concorre na categoria de Filme Internacional. Muitos votantes do Oscar vão estar nesta festa e o diretor e os atores brasileiros devem aproveitar a oportunidade para conversar com a mídia do mundo inteiro e com os membros da Academia presentes no evento.
Já no dia 8 de fevereiro está prevista, também em Los Angeles, uma exibição e bate-papo com eles, mas ainda não foram divulgados os detalhes.
Campanha histórica
A atriz brasileira Fernanda Torres posa com o prêmio de Melhor Performance de Atriz em Filme – Drama por ‘Ainda Estou Aqui’ na sala de imprensa durante a 82ª edição anual do Globo de Ouro no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, Califórnia
Robyn Beck/AFP
É importante destacar que esse resultado, de três indicações – Melhor Filme, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Filme Internacional – é, claro, mérito do filme incrível, mas principalmente resultado da campanha que foi feita até agora.
O longa rodou festivais do mundo inteiro, ganhou diversos prêmios, e os atores ficaram nos Estados Unidos por cerca de dois meses, fazendo exibições, conversando com os membros da Academia, dando entrevistas, convencendo as pessoas a assistir à produção, que muitas vezes é a parte mais difícil, já que neste ano 323 filmes estavam inscritos na competição.
É preciso reconhecer que um filme brasileiro nunca teve uma campanha tão intensa, no caso, bancada pela distribuidora Sony Classics, que comprou a ideia de que o drama brasileiro poderia chegar onde chegou. Não foi uma campanha gigantesca, isso é preciso destacar, já que, por exemplo, a Netflix gastou muito mais com “Emília Perez”.
Favorita, só com a estatueta na mãoAté existe uma favorita, mas neste ano, dá para dizer que tudo pode acontecer. Hoje, as publicações especializadas colocam Demi Moore – por “A Substância” – como a grande favorita. Ela reforçou seu favoritismo graças ao discurso e à estatueta do Globo de Ouro como Melhor Atriz de Comédia ou Musical.
Podemos dizer também que, a partir daí, Fernanda Torres também despontou para conseguir essa vaga. Anteriormente, a liderança estava entre Mikey Madison – de “Anora” e Karla Sofía Gascón – de “Emilia Perez” – primeira atriz trans a ser indicada em 97 anos de premiação. Mas esse contexto mudou a partir do Globo de Ouro.
Fernanda Torres é a grande favorita das redes sociais, por exemplo. E essa força que os brasileiros estão dando, fazendo “bombar” tudo que aparece o nome dela, não pode ser descartada. Nenhuma estrela de Hollywood consegue tamanho engajamento.
Os meios de comunicação nos Estados Unidos descobriram isso, qualquer reportagem sobre o filme ou sobre a Fernanda é a receita do sucesso e, muitas vezes, as revistas postam duas, três vezes o mesmo conteúdo para ter uma ajuda no algoritmo. E isso dá força porque ela é vista, lembrada e desperta interesse. A curiosidade em torno dessa ‘campeã de cliques’ mobiliza o público, que se apaixona pela atriz e pelo cinema brasileiro, aumentando as chances de Fernanda Torres conquistar o Oscar.
‘Emilia Pérez’ fazendo história
Karla Sofía Gascón e Adriana Paz numa cena de ‘Emilia Perez’
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O principal concorrente de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Filme Internacional é “Emília Perez”, uma coprodução francesa, que obteve 13 indicações, um recorde para um filme falado em língua não-inglesa. Mas não dá para saber se vai ter fôlego para chegar ao final da corrida. Já vimos muitos casos de filmes que tiveram recordes de indicações e não levaram nada para casa.
“Emília Perez” já ganhou muitos prêmios da temporada, entre eles quatro Globos de Ouro, incluindo Melhor Comédia e Musical e Melhor Filme Internacional.
Mas, o filme, que se apoia em uma campanha gigantesca bancada pela Netflix, que quer a todo custo ter um Oscar de Melhor Filme na estante, também tem recebido muitas críticas nos últimos tempos, principalmente por parte dos mexicanos, já que o filme se passa no México e é dirigido por um diretor francês, Jacques Audiard. Muitas das críticas alegam que o musical sobre um narcotraficante que muda de gênero traz um estereótipo do México, e foi acusado de banalizar a violência relacionada às drogas.
Uma petição no site Change.org que teve mais de 11 mil assinaturas, pediu que o filme fosse retirado de cartaz antes mesmo de seu lançamento mexicano, que aconteceu nessa quinta (23). “O filme banaliza o problema dos desaparecidos no México. É um desrespeito com todos os ativistas, mães em busca de ajuda e milhares de familiares de pessoas desaparecidas no México, que ultrapassam 120 mil pessoas”, argumenta o documento.
As crescentes críticas podem alterar significativamente o cenário do Oscar. O filme ‘O Brutalista’, antes favorito na categoria principal, perdeu força nesta última semana após a revelação do uso de inteligência artificial para melhorar o sotaque húngaro dos atores.
Nas próximas semanas, especulações e notícias podem redesenhar completamente a competição e fortalecer. ‘Ainda Estou Aqui’. Com três indicações, o filme mantém potencial para conquistar várias estatuetas.
‘Ainda Estou Aqui’ começa 2ª fase da campanha para Oscar com engajamento dos brasileiros
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