Acne felina: saiba como você deve tratar o problema de pele em gatos

Pontos vermelhos e pretos e sujeira no queixo. Esses sinais podem passar despercebidos, mas indicam um comum problema de pele em gatos: a acne felina. Especialistas explicam como identificar e porque deve ser tratada.

A imagem mostra um gato sendo examinado

Segundo a veterinária Laci Schaible, a acne felina é uma doença em que os folículos capilares do animal (geralmente no queixo) começam produzir queratina em excesso – Foto: Divulgação/Freepik/ND

O que é acne felina

Segundo a veterinária Laci Schaible, a acne felina é uma doença em que os folículos capilares do animal (geralmente no queixo) começam produzir queratina em excesso. Com o aumento da queratina, os poros ficam obstruídos, resultando no problema de pele em gatos.

A imagem mostra o queixo de um gato

Qualquer felino, independentemente da raça, sexo ou idade, pode desenvolver acne. – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Qualquer felino, independentemente da raça, sexo ou idade, pode desenvolver acne. Isso porque a doença em gatos não está relacionada com a produção de hormônios. Além disso, gatos que costumam comer em tigelas de plástico também correm o risco de adquirir a acne felina, já que a condição pode vir após uma reação alérgica ao plástico.

Sintomas e problemas de pele em gatos relacionados à acne

Tutores podem identificar sinais de que o gato está com acne, já que é similar com a forma da doença em humanos. Pequenas lesões e protuberâncias pretas ou vermelhas podem ser vistas no local afetado.

 A imagem mostra acne felina, um problema de pele em gatos

Pequenas lesões e protuberâncias pretas ou vermelhas podem ser vistas no local afetado pelo problema de pele em gatos – Foto: Divulgação/Canberra Cat Vet/ND

Caso não sejam tratadas com ajuda veterinária, conforme as lesões aumentam, ficam mais propensas a se romper, uma experiência nada agradável para os felinos. A acne felina também pode levar à perda crônica de pelos na área afetada. Os sintomas mais comuns da acne felina são:

  • Vermelhidão ou inchaço no local afetado;
  • Caroços e pústulas;
  • Crostas;
  • Dor.

Tratamento do problema de pele em gatos

Apesar de parecer a forma mais eficaz de remover as espinhas e lesões do gato, Schaible alerta: “Nunca cutuque a acne do seu gato”. De acordo com a especialista, cutucar ou tentar remover manualmente a acne do animal apenas irá piorar o problema de pele em gatos.

O ideal é procurar ajuda veterinária para realizar o tratamento adequado. Algumas das etapas da cura da doença são:

  • Retirada de qualquer tigela de plástico para comida ou água e a troca imediata por tigelas de aço inoxidável;
  • Uso de antibióticos orais ou injetáveis;
  • A limpeza de manutenção da pele do animal;
  • Cortar os pelos próximos da acne também pode reduzir a quantidade de bactérias.

Seguindo as orientações de um especialista, o problema de pele em gatos pode ser tratado e curado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.