Os temporais em Santa Catarina, que deixaram o estado em caos nos últimos dias – especialmente na quinta-feira (16) -, ainda têm chance de continuarem ocorrendo devido à passagem de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul entre domingo (19) e segunda (20).
A junção entre a frente fria e a formação de ciclone aumenta a probabilidade de novos temporais em Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil, favorecendo a ocorrências de fortes chuvas, raios, rajadas de vento e, ocasionalmente, granizo.
Temporais em Santa Catarina devem seguir afetando Grande Florianópolis e Litoral Norte
De acordo com a Defesa Civil, na área que compreende as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, há risco “moderado a alto” – alertas amarelo e laranja – para alagamentos e enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Na madrugada de domingo para segunda, as instabilidades alcançam as áreas próximas à divisa com o RS e avançam para as demais regiões ao longo do dia.
Apesar das chuvas, as temperaturas ao longo do Litoral devem oscilar entre 30°C e 36°C, com valores pontualmente mais altos no Norte.
Nas regiões Sul, Meio-Oeste e Oeste, devem ocorrer pancadas de chuva isoladas, alternadas entre a aparição do sol.
Cidades estão em situação de emergências após temporais em Santa Catarina na última semana
Até o momento, 13 municípios decretaram situação de emergência devido aos alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura. Entre eles:
- Balneário Camboriú;
- Biguaçu;
- Camboriú;
- Florianópolis;
- Gaspar;
- Governador Celso Ramos;
- Ilhota;
- Itapema;
- Palhoça;
- Porto Belo;
- São José;
- São Pedro de Alcântara;
- Tijucas.
Equipes da Defesa Civil já enviaram ajuda humanitária aos municípios mais afetados, com seis deles recebendo apoio emergencial. Entre os itens distribuídos estão água potável, cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal, além de colchões e abrigos para os desalojados.
O que fazer em caso de risco de alagamentos e enxurradas
Os temporais em Santa Catarina podem colocar a população em situações de risco de alagamentos e enxurradas. Por isso, é fundamental que moradores de zonas suscetíveis a cheias adotem medidas preventivas para evitar situações de risco à vida e danos ao patrimônio.
Confira algumas dicas importantes:
- Se puder, permaneça em casa;
- Esteja atento aos boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo Estado;
- Siga as instruções das autoridades locais e utilize as rotas de evacuação recomendadas;
- Evite o deslocamento para regiões afetadas;
- Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
- Ao sair desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
- Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
- Encha recipientes com água potável para uso em caso de interrupção no fornecimento;
- Se ficar isolado em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros através do 193.