A pequena Mayla, de apenas 2 meses, se engasgou no último dia 9 de janeiro e foi levada às pressas até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A bebê, que estava engasgada com um medicamento líquido, foi salva após uma ação rápida dos bombeiros. O momento foi registrado por câmeras de monitoramento.
De acordo com o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), os pais chegaram desesperados ao quartel, pois não obtiveram sucesso nas manobras de desengasgo realizadas em casa.
Como aconteceu engasgo
O pai, Marcos Antonio Merten, contou que a bebê estava com febre e chorando devido à reação de uma vacina e à cólica. “Minha esposa tentou massagem e compressa, mas ela continuava chorando. Resolvemos dar o remédio, mas fizemos isso com ela deitada. Quando usei a seringa, Mayla puxou o líquido muito rápido e engasgou. Ela parou de respirar e ficou imóvel”, relembrou Marcos.
Ao chegar na corporação, os pais acionaram a campainha de emergência. Rapidamente, a equipe foi ao encontra da família e, em uma rápida avaliação da situação, já foi realizada a manobra de desengasgamento, conseguindo reverter o quadro. “Foi um alívio vê-la voltar a respirar”, afirmou o pai.
Veja momento que bebê engasgada é salva por bombeiros
Após o atendimento dos bombeiros, Mayla e sua mãe foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Hospital Bom Jesus para avaliação médica. “Se não fosse a equipe dos bombeiros, não sei o que seria da gente. Fomos muito bem atendidos, não tem palavras para descrever o que eles fizeram pela nossa família”, agradeceu Marcos.
No momento da ocorrência estavam em serviço o sargento Mancilla, que realizou a manobra de desengasgo, os soldados Hoffmann e Maiara, os bombeiros comunitários Odair e Morato e os alunos bombeiros comunitários Fonseca e Xavier.
“Esta ocorrência foi muito especial para todos nós. Parabenizo à guarnição pelo excelente atendimento. Ao passo que aproveito a oportunidade para ressaltar a importância de todas as pessoas estarem aptas a realizar esse tipo de manobra. Inclusive, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina disponibiliza esse e outros treinamentos de maneira 100% gratuita”, ressalta o comandante do quartel de Ituporanga, tenente Daniel Wegner.