Polícia Civil tenta identificar o homem. Cofre da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro, foi encontrado arrombado na escadaria que fica dentro da paróquia. VÍDEO: homem entra em igreja e furta cofre de ofertas dos fieis em Miracema
Câmeras de segurança da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Miracema, no Noroeste Fluminense, flagraram o furto de um cofre de ofertas dos fieis, que foi encontrado arrombado e sem nada dentro.
As imagens foram divulgadas pela Polícia Civil na terça-feira (13), mas o crime ocorreu na última terça-feira (7), na paróquia que fica na Praça Ary Parreiras, no Centro da cidade.
Câmeras de segurança registraram furto de cofre de igreja de Miracema; objeto foi encontrado arrombado
Arquivo pessoal
De acordo com os responsáveis pela igreja, o pároco Monsenhor Matheus Panackakuzhy, e o pároco coadjutor Pe. Edmo Reis, o cofre fica no altar onde está a imagem de Nossa Senhora das Graças.
O vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, informou que em relação ao valor que estava no cofre não se sabe a quantia, pois é de doação dos fieis.
A ocorrência foi registrada na 137ª DP (Miracema), que segue investigando o caso e até a última atualização desta reportagem ainda não havia localizado o homem que aparece nas imagens.
O delegado Gesner César Bruno pede que informações anônimas sejam passadas ao Disque Denúncia, pelo 0212253-1177.
“Quem reconhecer a pessoa pode procurar a delegacia ou a Polícia Militar. O sigilo é garantido, ainda que a pessoa procure a gente pessoalmente”, destaca o delegado responsável pelas investigações.
Levantamento sobre furtos em igrejas
A Diocese de Campos abrange 17 cidades das regiões Norte e Noroeste fluminenses, e um levantamento pedido pelo g1 aponta que este é o 29º caso de vandalismo em igrejas em todo o território Diocesano, desde o ano de 2019.
Apenas a cidade de Campos dos Goytacazes registrou 19 casos no mesmo período, que corresponde a 65,5% dos atos.
Este foi o segundo caso em Miracema em menos de um ano. No mês de março de 2024, o sino da Capela Sagrado Coração de Jesus, na localidade de Pernambuco, foi furtado.
“A igreja particular de Campos lamenta o episódio e conta com as autoridades para a elucidação do fato e o direito ao culto”, mencionou a nota publicada pelo vigário-geral.