Mais de cem indígenas da Aldeia Condá, de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, ficaram desabrigados após as fortes chuvas que atingiram Itapema, no Litoral Norte catarinense, na quinta-feira (16).
Segundo a prefeitura de Itapema, o grupo de 143 anos estava acampado em um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), mas precisou ser realocado para o ginásio do bairro Casa Branca. A medida, segundo a prefeitura, busca garantir a segurança e o bem-estar de todos.
De acordo com o município, que decretou estado de emergência pelas chuvas, estão sendo fornecidos alimentação, água potável e acompanhamento especializado. Nesta sexta-feira (17), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, também esteve no local.
“Os indígenas vêm todo ano para vender artesanato e agregar renda para as famílias. Eles foram abrigados, estão bem atendidos e cuidados. Nós colocamos a estrutura de Chapecó para fazer o deslocamento de Itapema até a cidade”, disse Rodrigues.
O prefeito salientou que também colocou a estrutura do município à disposição de prefeitos da cidade da região, como Itapema, Camboriú e Balneário Camboriú.