Após as fortes chuvas em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, os turistas já retornam à orla da Praia Central, que passa por um processo de limpeza e restauração nesta sexta-feira (17).
Conforme a prefeitura, além da praia, equipes atuam em diversos outros pontos da cidade como os bairros das Nações, dos Pioneiros, na avenida das Flores, na avenida Alvin Bauer com 4ª Avenida, rua México e na Estrada da Rainha, também fazendo a desobstrução de vias.
“Na área central já voltamos a normalidade, e nosso foco agora é restabelecer a infraestrutura e serviços públicos nos bairros. Trabalhamos durante toda a noite com limpeza das vias, priorizando os bairros mais afetados pela chuva”, diz a prefeita Juliana Pavan.
Balneário Camboriú espera fechar temporada de verão com mais de 2 milhões de visitas
A cidade espera receber 2 milhões de pessoas na temporada de verão 2024/2025. Um dos destinos favoritos dos turistas, tem a expectativa de receber 15% a mais de turistas que no ano anterior.
Em 2023 a cidade recebeu cerca de 3,7 milhões de turistas e 1,8 milhões visitaram na temporada, entre dezembro de 2023 e março de 2024.
Chuva forte pega moradores e turistas de surpresa
Porém, a forte chuva que atingiu Balneário Camboriú e região na manhã da última quinta-feira (16) pegou turistas e moradores de surpresa. Foi um acumulado nas últimas 48h de 246,8mm, segundo a Defesa Civil, com previsão de 44mm para as próximas horas.
Segundo a prefeitura, desde às 6h de quinta-feira até às 12h desta sexta-feira, foram registradas 192 ocorrências, sendo 69 alagamentos e inundações, busca e resgate de 16 pessoas, busca e salvamento de 3 animais, 5 desmoronamentos e 5 quedas de árvores, entre outras.
Até o momento, são 11 pessoas desalojadas, que estão recebendo todo o suporte nos três abrigos ativos no município. Apenas uma via, rua Concórdia, no bairro dos Municípios, permanece interditada.
Entretanto, na Avenida Brasil, próximo ao nº 2.950, o asfalto levantou e o local já está sinalizado. Serviços essenciais, como o transporte coletivo, segue funcionando normalmente. Já as visitas ao Parque Natural Municipal Raimundo Malta estão suspensas temporariamente.
Veja vídeo turistas visitando orla de praia após chuvas em Balneário Camboriú