A chuva que vem atingindo a Grande Florianópolis desde a quinta-feira (16) superou o total previsto para o mês de janeiro. Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, a cidade com o acumulado máximo de precipitação foi Biguaçu, que choveu 369 milímetros de chuva em 24 horas.
Em Tijucas foram registrados 329 milímetros em 24 horas, já em Florianópolis choveu 325 milímetros. “É quase uma vez e meia o que chove no mês de janeiro normalmente”, disse o prefeito Topázio Neto em entrevista ao programa SC no Ar.
Devido às chuvas, diversas rodovias foram interditadas na Grande Florianópolis. Na capital, alagamentos na SC-401 e SC-405 provocaram lentidão e interdições, enquanto a queda de árvores e barreiras exigiu a reorganização do tráfego em vias importantes.
Na BR-101, em Biguaçu, um dos trechos mais críticos, bloqueios em ambos os sentidos obrigam os motoristas a utilizarem rotas alternativas, como o Contorno Viário. Além disso, alterações em linhas de ônibus e deslizamentos em bairros como Carvoeira complicam ainda mais os deslocamentos, reforçando o alerta para que a população evite sair de casa.
Mais chuva nesta sexta-feira na Grande Florianópolis
A previsão é que continue chovendo na Grande Florianópolis nesta sexta-feira (17). “Devemos ter chuva durante todo o dia, em uma intensidade um pouco menor, mas vai chover muito. A principal recomendação é ficar em casa. Se não precisar sair, fique em casa e em um lugar seguro”, recomendou Neto.
A Semas (Secretaria de Assistência Social) de Florianópolis organizou quatro abrigos em diferentes pontos da cidade.