Nas últimas 24 horas, foram registrados 51 mm de chuva em Poço Redondo. Comitê de Gerenciamento de Crise no município de Salgado (SE)
Arthur Soares
O comitê de gerenciamento de crise do governo do estado inspecionou nessa quarta-feira alguns dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas do último fim de semana em Sergipe. Frei Paulo, Itabaiana, Lagarto e Salgado, regiões do agreste e centro-sul podem decretar situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. Nas últimas 24 horas, foram registrados 51 mm de chuva em Poço Redondo, no povoado Santa Rosa do Hermírio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O estado registrou um acumulado de chuva superior ao esperado para todo o mês de janeiro. O Superintendente da Defesa Civil, Luciano Queiroz, informou que equipes do governo estão avaliando os danos nas localidades e realizando levantamento em busca de soluções. “Existem alguns critérios que o município pode decretar situação de emergência para que receba um aporte de forma mais rápida da estrutura do estado. As chuvas trouxeram estragos consideráveis e a gente precisa trabalhar em parceria com municípios para dar uma resposta e para que a população possa voltar a sua normalidade”.
De acordo com o superintendente, a Defesa Civil haverá o encaminhamento dos danos causados no estado para Brasília, de forma de complementar ações com recursos federais.
Ainda segundo Queiroz, há uma tendência para a diminuição das chuvas nos próximos dias, entretanto o alerta de chuva continua até esta quinta-feira (16).
A ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado, apresentando alto risco em rodovias, possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos. Há ainda risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado, além da possibilidade de trovoadas, descargas elétricas e ventos intensos e, em caso de emergência a população deve acionar as equipes pelos números 199 ou 193.