![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/dispositivos-que-nao-podem-ser-conectados-a-extensoes-de-tomada.png)
Diversos dispositivos em cabos de extensão são uma prática muito comum no Brasil. Porém, essa prática pode representar sérios riscos à segurança, especialmente quando aplicada a aparelhos de alta potência. Saiba quais os aparelhos que você nunca deve conectar à cabos de extensão!
![Cabo de extensão pegando fogo Dispositivos em cabos de extensão causando um incêndio](https://static.ndmais.com.br/2025/01/dispositivos-que-nao-podem-ser-conectados-a-extensoes-de-tomada-800x587.png)
Jamais conecte esses sete dispositivos em cabos de extensão – Foto: Reprodução/ND
Alguns aparelhos de alta potência, como micro-ondas e fornos elétricos, quando conectados a cabos de extensão, podem causar o superaquecimento dos fios, levar a falhas no circuito e até provocar incêndios.
Jamais conecte esses dispositivos em cabos de extensão:
- Airfryer: podem consumir até 2.000 watts, o que representa um risco de incêndio quando conectadas a extensões;
- Micro-ondas: por ser um aparelho de alta potência, ele deve ser conectado a um circuito de parede dedicado somente a ele;
- Cabos de extensão: jamais conecte uma extensão a outra, pois isso pode provocar superaquecimento e incêndio;
- Aquecedores elétricos: um dos maiores causadores de incêndios em residências;
- Torradeiras: apesar de pequenas, elas consomem muita energia;
- Fornos elétricos: também usam muita energia e não devem ser conectados a cabos de extensão;
- Geladeiras: apesar de usarem menos energia, devem ser conectadas diretamente a uma tomada de parede para evitar mau funcionamento.
Cuidados com os cabos de extensão
![Cabo de extensão Mulher colocando mais um aparelho em um cabo de extensão](https://static.ndmais.com.br/2025/01/dispositivos-que-nao-podem-ser-conectados-a-extensoes-de-tomada-1-800x524.jpg)
Para conectar dispositivos em cabos de extensão, preste atenção a esses detalhes – Foto: Unsplash/ND
De acordo com o professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Diretor do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CFO – BM), Mauro Sérgio, “extensões elétricas são utensílios que nos facilitam muito a vida, mas devem ser utilizadas observando alguns cuidados. O primeiro deles é saber se a quantidade de corrente que aquela extensão suporta é suficiente para alimentar aquele aparelho” .
O recomendável é conectar aparelhos de alta potência (acima de 1.500 watts) diretamente a tomadas de parede, nunca a cabos de extensão.
![Tomada Plugues conectados à tomada](https://static.ndmais.com.br/2025/01/dispositivos-que-nao-podem-ser-conectados-a-extensoes-de-tomada-2-800x533.jpg)
Se ocorrer algum tipo de fogo por causa de dispositivos em cabos de extensão, ligue para o 193 – Foto: Markusspiske/ND
O especialista alerta ainda que, “em caso de incêndio provocado pelo mau uso das extensões elétricas, jamais tente apagar com água. O combate deve ser feito com a utilização de agentes extintores do tipo C, que não conduzem eletricidade, como CO2 e pó químico, que são adequados para materiais energizados. Disque 193 para acionar os bombeiros”.