Segundo Inmet, Catalão registrou mais de 93 milímetros de chuva em poucas horas. Prefeitura informou que equipes de engenharia foram enviadas para monitorar a estrutura das represas. Chuva derruba muros e faz represas transbordarem, em Catalão
Pelo terceiro dia consecutivo, as chuvas causaram estragos no sudoeste de Goiás. Em Catalão, três represas transbordaram após uma tempestade, segundo o Corpo de Bombeiros. A água invadiu ruas e casas, derrubou muros e deixou moradores em situação de desespero – assista ao vídeo acima.
A situação ocorreu na quarta-feira (8). À TV Anhanguera, moradores relataram que construíram muros para impedir que a água invadisse as casas. No entanto, a medida não solucionou o problema. “A água entrou por baixo, levantou todo o piso”, explicou o eletricista Gregório Neto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o transbordamento do complexo de represas do Monsenhor Souza inundou ruas sobre o aterro e vias próximas, atingindo cinco casas na Rua Porto Nacional, onde vivem 14 pessoas. Uma das casas, com cinco moradores, teve a cozinha e a área de serviço alagadas.
À TV Anhanguera, a auxiliar de cozinha Júlia de Melo descreveu o momento de desespero ao ficar ilhada em casa e sem contato com os filhos. “Fiquei desesperada, sem condições de atravessar para o outro lado. Liguei várias vezes, mas não conseguia falar com eles”, contou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade registrou mais de 93 milímetros de chuva em poucas horas. A Prefeitura de Catalão informou que equipes de engenharia foram enviadas para monitorar a estrutura das represas e que o nível já foi estabilizado. A administração municipal também comunicou que está elaborando planos para novas obras de drenagem no bairro Monsenhor Souza, com o objetivo de prevenir futuros alagamentos.
Chuva derruba muros e faz represas transbordarem, em Catalão, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera